Empreender é sempre um desafio que exige dedicação, conhecimento e, acima de tudo, muito planejamento. Iniciar do jeito certo, pode não ser garantia de sucesso, mas, sem dúvida, garante ao empreendedor mais segurança em um percurso às vezes espinhoso.
Especialistas apontam que um bom plano de negócios pode fazer toda a diferença nessa hora e ajudar na sustentabilidade do empreendimento em cada etapa da jornada.
Desde os primeiros passos, a nutricionista Ellem Rosa da Silva e o Administrador Janilson dos Santos, perceberam que planejar cada etapa desse voo pelo universo empreendedor poderia ser o diferencial necessário para não dar moleza para a sorte.
Com essa ideia na cabeça e o desejo de ter um negócio próprio no coração, o casal buscou ajuda na hora de abrir uma clínica de Nutrição e Estética no município de Imperatriz-MA – a Clínica Espaço Delicat.
O sonho que virou realidade de forma planejada
O ano de 2023 foi um marco na vida de Ellem e Janilson. Depois de muito pensar, eles decidiram tirar do papel o sonho de abrir a clínica. Ajudava nesse sonho, a formação em Administração de Empresas de Janilson. Ele, que já conhecia a atuação do Sebrae, sabia também da importância de buscar orientação especializada antes de investir em um negócio.
A empresa foi formalizada no mesmo ano, e Ellem pode concretizar o sonho de ter o seu próprio espaço. Atualmente, a empresária atende em média 10 clientes por semana, e oferece os serviços de: limpeza de pele, massagens modeladoras e acompanhamento nutricional. Com uma clientela fiel, Ellem planeja agregar mais serviços e expandir capacidade de atendimento da empresa nos próximos meses.
“Sempre imaginei que, antes de abrir um negócio, eu teria que passar no Sebrae pelo menos para pegar umas informações. Na primeira visita, fomos surpreendidos positivamente com o suporte oferecido”, lembra Janilson.
Conduzido pelo analista Rodrigo Lucena, o atendimento mostrou a Janilson algumas sugestões, ferramentas e soluções que poderiam ser muito úteis para estruturar melhor o projeto do casal. Uma delas, foi a elaboração do Plano de Negócios, que poderia ser desenvolvido com o apoio e suporte técnico e especializado do Sebrae. O plano definiria metas, apontaria a viabilidade do negócio e ajudaria a organizar ideias e minimizar riscos nessa etapa inicial.
“O plano ficou muito bem estruturado, com metas claras, organizadas de uma forma que nos ajudou no processo e continua ajudando até hoje. Certamente, não teríamos evoluído tanto se não tivéssemos contato com esse suporte, ressalta Ellem, ao avaliar o processo de crescimento do negócio até hoje.
Com o plano pronto, o casal também recebeu suporte do Sebrae em outras frentes. Com o projeto arquitetônico e um plano de marketing que apontava necessidades de serviços e canais de mídia para divulgação da clínica.
Além do acompanhamento de 6 meses com um consultor do Sebrae, o empreendimento também recebeu os serviços de uma empresa de marketing para o gerenciamento das redes sociais e criação de logomarca. Ambos por meio de parceria, sendo 30% do serviço custeado pelo Sebrae.
O papel do Plano de Negócios
De acordo com Rodrigo Lucena, o Plano de Negócios é um verdadeiro mapa para o empreendedor, guiando o negócio desde a concepção até a operação do empreendimento. “Ele permite estruturar a ideia, avaliar a viabilidade financeira e estratégica, minimizar riscos e aumentar as chances de sucesso”, explica o analista do Sebrae.
O plano também auxilia na captação de recursos e embasa a tomada de decisões estratégicas. No caso da clínica de Janilson e Ellen, os principais pontos trabalhados no plano incluíram: Formalização e questões legais do negócio; Análise do perfil empreendedor; Estudo de mercado, incluindo concorrência, público-alvo e fornecedores; Definição de atividades essenciais; Estratégias de marketing, e Plano financeiro.
De acordo com Lucena, o ideal é que o Plano de Negócios seja elaborado antes da abertura da empresa, permitindo ajustes na estratégia antes de grandes investimentos. No entanto, o analista lembra que esse documento pode e deve ser revisado em diferentes fases do empreendimento, seja nos momentos de expansão, reposicionamento ou de ajustes no modelo de operação e de negócios.
A história de Janilson e Ellem, conforme o analista, é um exemplo de como um bom plano pode gerar impacto positivo em um empreendimento. “Sustentada por um Plano de Negócios bem estruturado, a clínica de Nutrição e Estética se tornou uma realidade sólida e bem sucedida na região, uma referência no mercado local”, frisou Lucena.
Como o Sebrae pode ajudar?
O Sebrae oferece diversas soluções para auxiliar empreendedores na elaboração de seus Planos de Negócios. Entre as principais, estão: cursos presenciais e online para capacitação do empreendedor sobre planejamento e modelagem de negócios; consultorias individuais para construção personalizada do plano; ferramentas digitais, como o Canvas Sebrae e simuladores financeiros, que também ajudam nesta fase inicial, além de eventos e oficinas voltados para aprimoramento da gestão empresarial.
Para quem deseja abrir um negócio e ainda não sabe por onde começar, o primeiro passo é buscar orientação em uma unidade do Sebrae, onde especialistas estão preparados para ajudar a transformar ideias em empreendimentos viáveis. Em Imperatriz, você pode procurar a Unidade de Negócios da Instituição, localizada na Av. Bernardo Sayão, 996, Nova Imperatriz.