Em Pinheiro, município da Baixada Maranhense, a história de Patrícia Raquel Estrela Martins é um exemplo concreto de que o sucesso nos pequenos negócios nasce, acima de tudo, da atitude empreendedora. Ao lado do marido, Francisco das Chagas Batista, ela construiu e expandiu um empreendimento no setor de alimentação fora de casa que hoje se destaca como referência local, de sabor e preço justo, resultado de muito trabalho, gestão consciente e da busca constante por conhecimento.
A caminhada não começou fácil. Patrícia lembra que, no início, o cenário era de incertezas e desafios diários. “Quando eu comecei, foi um milagre, porque eu tinha um plano, mas não era bem esse. Iniciei com uma venda de lanches e de repente a gente foi crescendo e não sei dizer ao certo, como montamos o restaurante, para mim foi um milagre mesmo. Mas para dar continuidade ao negócio foi preciso ter muita força de vontade, coragem e o apoio certo,” relata a empreendedora. A determinação existia, porém ainda era limitada pelo medo, pela insegurança e pela falta de preparo técnico para conduzir o negócio.

Mesmo tendo formalizado sua atividade como MEI em 2016, foi apenas anos depois que Patrícia passou a buscar capacitação junto ao Sebrae. “Eu abri e deixei lá, não dei muita importância. Só em 2023 comecei a fazer cursos e palestras pelo Sebrae”, conta. O ponto de virada veio com o Empretec, seminário do Sebrae voltado ao desenvolvimento de características empreendedoras, no qual ela e o marido participaram juntos.
O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Em Pinheiro, esse seminário de imersão é oferecido uma vez por ano, com inscrições parcialmente subsidiadas pelo Sebrae. Por um baixo custo, o proprietário de um pequeno negócio pode ter acesso à formação, que para muitos empreendedores, entre eles a Patrícia, fez total diferença.
Para ela, a experiência foi transformadora. “Eu tinha criatividade, vontade de fazer as coisas, um dom de criar. Mas o medo me limitava. Eu desistia fácil, perdia oportunidades por vergonha”, admite Patrícia. Com o aprendizado adquirido, a empreendedora passou a enxergar o negócio de forma estratégica, desenvolvendo habilidades de planejamento, análise de mercado e tomada de decisão. “Hoje eu não penso mais pequeno. Tenho outra mentalidade. Hoje eu sou uma empresária”, afirma a empreendedora, que já tem planos para iniciar novos negócios na cidade.
Patrícia tem sido acompanhada pela Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, através de consultoria técnica que orienta a gestão do negócio. Os reflexos do apoio do Sebrae e da mudança de perspectiva foram rápidos. Com apenas três anos de atividade, o negócio familiar não apenas cresceu em faturamento, como também se expandiu fisicamente. Atualmente, duas unidades estão em pleno funcionamento e uma terceira se encontra em fase final de implantação. “Consegui aplicar muito do que aprendi, como estudar meu público, identificar oportunidades e tirar minhas ideias do papel. Aprendi a sair da rotina e correr atrás dos meus objetivos”, destaca.
Agora Pinheiro possui três unidades do “Sabor é aqui”, a primeira localizada na Rua Luís Domingues, bem no Centro da cidade. A segunda unidade funciona nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil, no bairro da Enseada, e a terceira entra em funcionamento em breve, na Avenida Tarquínio Lopes, no bairro de Alcântara. O cardápio servido nas unidades é variado, sendo o carro-chefe o churrasco, e os ensopados fazem grande sucesso, como o famoso cozidão bovino.
Além dos resultados empresariais, Patrícia enfatiza a transformação pessoal como um dos maiores ganhos. “O Sebrae me ensinou a avaliar o meu negócio, saber quem é meu público-alvo e, principalmente, destravar gatilhos mentais. Hoje sou uma pessoa que não tem medo de arriscar”, afirma. Ela também passou a adotar práticas fundamentais de gestão, como o planejamento contínuo. “Tudo o que eu penso em fazer, eu anoto. Tudo o que mudou no meu negócio foi pensado e planejado antes”.
Para a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges, que acompanha a empreendedora, a trajetória de Patrícia ilustra o verdadeiro papel da instituição no desenvolvimento dos pequenos negócios.
“A história da Patrícia mostra que o empreendedor é o centro de todo o processo. O Sebrae oferece as ferramentas necessárias em cada fase do negócio, seja no desenvolvimento de competências empreendedoras, na capacitação em gestão ou na facilitação do acesso ao crédito por meio de parceiros. Quando o empreendedor se dispõe a aprender e aplicar, os resultados aparecem”, ressalta a gerente.
Hoje, Patrícia segue planejando os próximos passos, com novos projetos já desenhados e o compromisso de continuar se capacitando. “Pretendo continuar estudando, lutando pelo que já conquistei e investir em outros projetos. Sempre que tiver oportunidade, estarei no Sebrae”, afirma a empreendedora.
A última ação da qual Patrícia participou com seu negócio foi o I Circuito Gastronômico de Pinheiro, evento que impulsionou os pequenos negócios do ramo da alimentação fora de casa no município. O restaurante “Sabor é aqui” agora faz parte do Guia Gastronômico Digital de Pinheiro, com um prato especialmente pensado para atrair turistas com base no sabor e preço atrativo. Realizada pelo Sebrae, a ação leva capacitação em marketing, gestão e atendimento aos empreendedores.
A trajetória de Patrícia e seu marido reforça que o sucesso não acontece por acaso. Ele é construído com dedicação diária, coragem para enfrentar os desafios, gestão consciente e o suporte estratégico no momento certo. Esse apoio vem do Sebrae, que ao longo de todo o ano realiza ações que tem como principal objetivo apoiar os pequenos negócios, promovendo desenvolvimento econômico e social.
Sebrae em Pinheiro e região – Durante todo o ano o Sebrae oferece formações para atender às principais necessidades dos empreendedores. Em 2025, foram realizadas capacitações em precificação e atendimento ao consumidor para fidelização do cliente, com foco na lucratividade consciente, além de oficinas de vitrinismo e curso de comunicação para ajudar a divulgar o negócio de forma assertiva.
O Sebrae promoveu, ainda, diversos encontros que fortaleceram o empreendedorismo feminino na região e atuou no desenvolvimento de estratégias para impulsionar a sustentabilidade e a governança da Baixada e do Litoral Ocidental Maranhense.

