ASN MA
Compartilhe

Café inspirador: Sebrae estimula empresárias a discutirem o poder do associativismo

Empresárias do Sertão Maranhense se reúnem em um café promovido pelo Sebrae na cidade de Colinas.
Por Cristiane Gonçalves
ASN MA
Compartilhe

Na busca por conhecimento e fortalecimento da rede de contatos, 80 empresárias do município de Colinas e região se encontraram em um café inspirador. Promovido pelo Sebrae Maranhão, no último dia 30 de setembro, o encontro foi palco de discussão e trocas de experiências sobre associativismo e os benefícios da união em favor do crescimento coletivo e do desenvolvimento local.

Com a presença de mulheres empreendedoras de diversos setores, o encontro proporcionou rica troca de vivências e conexões. Durante o café, as empresárias compartilharam suas histórias de sucesso, os desafios enfrentados e aprendizados adquiridos ao longo de suas trajetórias profissionais, através de um bate-papo com o tema “Protagonismo x Empreendedorismo Feminino”.

O encontro teve a participação da Presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras da Região dos Cocais, Keyla Cristina, que falou sobre a trajetória da associação, pontuando as adversidades encontradas no caminho. “Não podemos ficar esperando a oportunidade chegar; se ela não vem, nós podemos criá-la. Não é fácil trabalhar em grupo, mas é possível! E quando a finalidade é ajudar outras pessoas a crescerem junto com você, isso é muito gratificante”, pontuou a presidente.

Associativismo como fator de transformação

Tendo o associativismo como base das discussões, o evento propiciou às participantes reflexões sobre a importância de se unirem em associações empresariais para fortalecerem suas empresas e, consequentemente, impulsionar o crescimento econômico do município.

A iniciativa do Sebrae se concretizou, na prática, como um espaço de reflexão sobre apoio mútuo, troca de conhecimento e empoderamento feminino. O encontro serviu de inspiração para o grupo Ativando Estrelas, que esteve presente e já vem realizando um movimento com apoio da instituição no município.

Ativando Estrelas – A ideia agora é transformar o grupo em uma associação, viabilizando ações como cursos de capacitação e campanhas de conscientização, com a ajuda do Sebrae. “O encontro serviu para fortalecer o grupo Ativando Estrelas e para mostrar que outros grupos podem surgir aqui na região no sentido de apoiar a mulher empreendedora. Anotamos todos os passos que devem ser dados e em breve estaremos com uma associação formalizada”, explicou a integrante do Ativando Estrelas, Nildjane Noleto.

A ideia é que, unidas, as empresárias venham a inspirar outras mulheres para o significado da união, das parcerias e trabalho cooperado na superação de adversidades e, ao mesmo tempo, para as instituições parceiras, trata-se de incentivar o empreendedorismo, o protagonismo feminino e o associativismo como uma ferramenta para o sucesso.

“O encontro foi muito importante para interligar essas mulheres. As ideias e dicas trazidas pelo Sebrae e consultores serão como um passo a passo para a formalização do grupo Ativando Estrelas e de outros que surgirão em Mirador e outras cidades da região que estiveram presentes no encontro. Outros grupos já estão sendo formados e nós estamos muito felizes em ser o elo e inspiração para criação dessas redes de cooperação e empreendedorismo”, concluiu a coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial do Sebrae em Colinas (NAE Colinas), Ana Carla Coelho.

  • associativismo
  • Colinas
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo feminino
  • rede de mulheres