
No início desta semana, municípios da região Lençóis-Munim e Delta garantiram que, em 2023, vão continuar focados no desenvolvimento regional. Durante o Estação Turismo, evento realizado pelo Sebrae no início desta semana, na Estação Ferroviária de Rosário, foi assinado o Pacto pelo Turismo entre municípios e a instituição, um compromisso de transformar a realidade local pelo apoio ao empreendedorismo e implantação de políticas de desenvolvimento por meio do turismo.
Participaram do evento os municípios de Bacabeira, Santa Rita, Rosário, Morros, Axixá, Icatu, Humberto de Campos, Barreirinhas e Tutóia. Dentre os gestores municipais que assinaram o documento estiveram presentes os prefeitos Calvet Filho (Rosário), Walace Azevedo (Icatu), Amílcar Rocha (Barreirinhas) e a vice-prefeita, Maria do Carmo Vieira (Tutóia).

“Se não for para fazermos a diferença, não adianta sermos gestores públicos. A proposta de um turismo integrado e ações de desenvolvimento regional pensadas e executadas em conjunto farão com que as nossas cidades e o território como um todo ganhe com isso”, ressaltou o prefeito de Rosário, Calvet Filho, destacando que o Sebrae é um parceiro importantíssimo nessa jornada.
“O Sebrae fomenta a cultura empreendedora, o turismo, a geração de emprego e renda, a circulação de dinheiro, mercadoria e pessoas em todas as nossas cidades. Eu, particularmente, sempre quero que Rosário esteja contemplada nas ações dessa instituição que tanto fez e faz pelo desenvolvimento de nossa região, do Maranhão e do Brasil”, reforçou o prefeito.
Estação Turismo
Além dos gestores e secretários municipais da região, o Estação Turismo reuniu as instâncias de governança do Munim, Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, empresários e operadores de turismo, parceiros institucionais – Senai, Senar e Ifma e analistas do Sebrae para apresentar iniciativas de fortalecimento da atividade turística na região e propor ações que terão como finalidade gerar mais emprego, renda e oportunidades para quem vive, trabalha ou investe no território Lençóis-Munim e Delta.

Na programação do evento, a coordenadora do Núcleo de Atendimento Empresarial do Sebrae em Barreirinhas, Jeane Soeiro e a consultora Adriana Flexa apresentaram o trabalho dos Agentes de Roteiros Turísticos. Na região, um agente atua estimulando e apoiando os municípios do território na execução e fortalecimento da Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), baseada nos pilares governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade.
Os secretários de turismo de Rosário, Axixá, Icatu, Morros e Humberto de Campos participaram da Roda de Conversa “A experiência dos inventários turísticos de forma integrada”, seguida da apresentação do artista Gil Leros sobre Murais da Memória pelo Maranhão e das palestras sobre Associativismo na Prática, ministrada pela Associação do Trade Turístico de Tutóia (Atratur), e a do secretário de turismo de Grão Mogol (MG), Ítalo Lemos, que falou sobre a estratégia usada para desenvolver o turismo local da cidade que nasceu com a exploração de diamante e que ainda hoje preserva s construções e manifestações culturais da época da mineração.
Turismo de Aventura e Cidade Empreendedora
Durante o Estação Turismo, o gerente interino do Sebrae em Lençóis-Munim, David Felipe Amorim, destacou a vocação econômica da região para o turismo e a proposta da II Edição do Festival de Turismo de Aventura de Rosário – que teve a primeira edição em 2019, um ano antes da pandemia.

“O Festival foi um grande sucesso, envolveu os moradores do município, mostrou as potencialidades e atrativos locais, a cultura, a gastronomia e movimentou o entorno com o turismo regional. Para esta segunda edição, queremos propor um evento maior, trabalhando temas como a inovação e a sustentabilidade para que ganhe mais força. Mobilize mais pessoas da comunidade, atraia mais visitantes e seja integrado ao calendário anual de eventos do município, como estratégia de fortalecimento do turismo e da economia regional”, aponta ele.
No final do Estação Turismo, o Sebrae e os prefeitos presentes firmaram um termo de compromisso para o terceiro ciclo do Programa Cidade Empreendedora, que visa o desenvolvimento integral dos territórios, partindo de uma gestão mais inovadora, um ambiente legal mais propício para os pequenos negócios e cultura empreendedora, assim como para o desenvolvimento das cadeias e vocações produtivas locais.