ASN MA Atualização
Compartilhe

5º Salão de Turismo Rota das Emoções é lançado em Barreirinhas

Programado para novembro, em São Luís, como um dos eventos âncora do Mobiliza SLZ, o 5º Salão da Rota das Emoções será lançado na próxima semana em Tutóia, Paulino Neves e Araióses.
Por Laurene Leite
ASN MA Atualização
Compartilhe
Prefeito de Barrerinhas, Amílcar Rocha, destaca importância do Salão para fortalecimento da Rota das Emoções

Oportunidades de negócios e toda a exuberância de destinos turísticos como o Delta das Américas, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses (nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão, respectivamente), serão as grandes estrelas do 5º Salão de Turismo da Rota da Emoções, previsto para novembro e organizado em conjunto pelos três estados.

O 5º Salão de Turismo Rota das Emoções foi apresentado para o trade turístico e potenciais parceiros em Barreirinhas – MA nesta semana, iniciando a mobilização no estado para participação no evento, que acontece em São Luís, no Multicenter Negócios e Eventos, no período de 17 a 20/11, como um dos eventos âncora do Mobiliza SLZ (programado para o período de 12 a 20/11), com expectativa de gerar ampla movimentação nos segmentos do turismo, economia criativa e cultura na capital maranhense.

Marcado por expressiva participação de público, de lideranças e autoridades locais, entre as quais o prefeito Amílcar Rocha, o lançamento em Barreirinhas teve participação da Banda Som dos Lençóis, formada por alunos do IFMA, de técnicos e gestores do Sebrae e do município, na área de Turismo, em cerimônia no Centro de Artesanato local.

“Turismo, cultura e economia criativa serão evidenciados no Mobiliza SLZ e o 5º Salão de Turismo Rota das Emoções vem reforçar essa conexão, ao aproximar e celebrar todo o potencial ali presente. O Salão converte-se em uma estratégia de aproximação do trade, de geração de negócios e de fortalecimento dessa imensa cadeia em um roteiro, que é um dos mais vigorosos do País e oferece ao turista vivências singulares. O turismo, sendo um dos três pilares do Mobiliza SLZ, juntamente com a economia criativa e a cultura, estará em evidência, dando protagonismo a essa importante cadeia produtiva no Maranhão, Piauí e Ceará” acrescentou o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade.

Para ele, esta edição é estratégica, por ocorrer neste momento de retomada plena do turismo no pós-pandemia, quando o desempenho da atividade se aproxima do movimento obtido em 2019. “Pela primeira vez, o Salão acontece em um dos portais de entrada da Rota das Emoções, que é a nossa capital, em um momento de recuperação, em que a região passa a ser coberta por vôos regionais melhorando o acesso e o fluxo de turistas e em que os empresários buscam qualificação com mais ênfase. Nesse sentido, o Salão ganha uma dimensão ainda mais abrangente, com excelentes perspectivas de geração de negócios na Rota”, completou ele.

Já o prefeito Amílcar Rocha salientou a importância do Salão para dinamizar o turismo na Rota das Emoções, roteiro que tem Barreirinhas como um dos principais acessos.“O Salão é mais uma ação importante do Sebrae que vai dinamizar muito a Rota, gerando oportunidades de forma muito abrangente para o trade como um todo e para Barreirinhas, onde tempos implementado várias ações que articulam turismo e produção, agregando valor ao produto turístico que é a Rota das Emoções.

Lançamento – O lançamento contou com apresentações técnicas do sebrae sobre o Salão, feitas pela gestora do projeto Rota das Emoções no Maranhão, Jeanne Soeiro,

Lnaçamento do Salão da Rota das Emoções mobiliza trade e parceiros em Barreirinhas

e pela gerente regional de Lençóis-Munim, Esther de Freita – que destacou os 16 anos da Rota das Emoções e a consolidação do roteiro como um dos grandes produtos turísticos do País.

“A Rota das Emoções tem expressivos resultados contemplando uma ampla região nos três estados. E o Sebrae tem atuado fortemente para fortalecer o destino, gerar oportunidades e mercado, através de iniciativas como o 5º Salão de Turismo Rota das Emoções, que retorna após uma parada de dois anos em virtude da pandemia. A expectativa é que tenhamos uma participação muito expressiva, com circulação de 8 mil pessoas, geração de negócios e oportunidades em toda a cadeia”, disse Esther de Freitas, na ocasião.

O secretário de Turismo de Barreirinhas, Reges Júnior, e o superintendente estadual de Turismo na região Lençóis – Delta, Júnior Mota, também destacaram a amplitude de oportunidades a serem geradas pelo Salão, ressaltando o ambiente de negócios e parcerias. “É fundamental a participação do trade, na perspectiva de aproveitamento das oportunidades e da movimentação gerada com o Salão”, frisaram os dois.

  • Salão da Rota das Emoções
  • Turismo