Em um marco para o território, foi lançada na última sexta-feira (21), na sede do Sebrae em Imperatriz, a ADERT – Agência de Desenvolvimento da Região Tocantina. Fruto de uma iniciativa decorrente do Programa Territórios Empreendedores do Sebrae, a agência surge com a missão de promover o crescimento econômico e o fortalecimento da cultura empreendedora em oito municípios estratégicos da região tocantina.
O evento de lançamento contou com a presença de lideranças locais, sendo uma oportunidade para apresentação dos propósitos da ADERT e o formato de atuação integrada com os municípios de Imperatriz, Estreito, Ribamar Fiquene, Campestre, Governador Edison Lobão, Buritirana, Porto Franco e João Lisboa.
A presidente da ADERT, Cristiana Ferreira celebrou o momento e destacou a relevância do projeto que nasceu de uma parceria junto às ações do Sebrae. Segundo ela, a agência, composta pelos pilares de empreendedorismo, infraestrutura, turismo e agronegócio, visa construir uma agenda de desenvolvimento com soluções para a nossa região, tornando-a cada vez mais um lugar melhor para se viver e empreender. “É uma união de forças que busca construir soluções para os principais problemas para a nossa região”, ressalta.
A agência é um espaço apartidário, sendo pensado por lideranças locais, ainda em 2019. Sua instalação decorre de ações desenvolvidas pelo Programa Territórios Empreendedores do Sebrae. Surgindo como uma proposta de solucionar as principais necessidades da região, a agência estabeleceu como meta principal atuar em quatro eixos estratégicos: empreendedorismo, infraestrutura, agronegócio (tanto empresarial quanto familiar) e o turismo. Para as ações nesses eixos, a agência vai trabalhar em conjunto com as prefeituras dos municípios participantes, elaborando um plano de ação detalhado e uma agenda de atividades focadas no desenvolvimento sustentável da região.
Marcia Martins, gerente Regional do Sebrae em Imperatriz, destacou a atuação do Sebrae ainda no início da agência e enfatizou que a instituição continuará presente. “O Sebrae continuará desenvolvendo suas ações empreendedoras, fortalecendo e priorizando os setores e segmentos com potencial de crescimento, com o objetivo fundamental de contribuir para que esse território se torne cada vez mais competitivo, por meio de ações inovadoras e ações, que certamente estarão junto com o plano de ação da Unidade de Negócios de Imperatriz”, explicou a gerente.