
Na presença de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário do Maranhão, além de representantes da classe empresarial, clientes, parceiros, colaboradores e familiares, imprensa e demais convidados, o ex-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho, transferiu, no último dia 12 de janeiro, o cargo para Celso Gonçalo de Souza que comandará a instituição no quadriênio 2023-2026, juntamente com o vice-presidente Cristiano Barroso Fernandes e os diretores executivos Albertino Leal de Barros Filho (diretor superintendente), Edila Neves da Silva (diretora de Administração e Finanças) e Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico).
No discurso de despedida, Raimundo Coelho destacou o legado de sua gestão (2019-20220) pautada na interiorização das ações do Sebrae, foco no cliente e no ambiente legal para os pequenos negócios nos municípios, ênfase no setor produtivo e na inovação e fortalecimento das parcerias institucionais, além do protagonismo do Conselho Deliberativo Estadual, um órgão colegiado superior que detém o poder originário e soberano da instituição, seguindo o seu Estatuto e as orientações do Conselho Deliberativo Nacional.
“Logo que assumimos a gestão, buscamos conhecer como o Sebrae atuava na ponta, ou seja, em suas unidades regionais. Com o Transforme Agora realizamos, por três anos, escutas empresariais com clientes e parceiros, o que foi muito importante para a construção do Plano Plurianual, para melhoria do atendimento institucional e interiorização das ações junto aos empreendedores urbanos e rurais”, apontou Coelho.

-
Durante os quatro anos a frente do CDE, Raimundo Coelho comentou que acompanhou de perto a história de centenas de empreendedores que enfrentaram desafios, uma pandemia e a crise econômica, nutrindo o sonho de empreender com sustentabilidade.
“Vi de perto o poder transformador do empreendedorismo na vida de diversas famílias e, consequentemente, percebi o tamanho da responsabilidade que o Sebrae carrega sobre si. Por isso, a cada dia, a minha motivação era sempre a de poder contribuir ainda mais pelo Maranhão e foi assim que realizamos muitas coisas em uma gestão participativa e auto responsável”, salientou o ex-presidente.
Rede de parceiros
Outro grande legado da gestão 2019-2022 foi a ampliação da rede de parceiros do Sebrae, no entendimento de que juntos somos mais fortes, mais atuantes e mais resolutivos. A gestão focou na construção de parcerias com entidades representativas como sindicatos, federações, governos federal, estadual e municipal, dentre tantas outras.
“Tínhamos certeza de que dentro da sua competência de atuação, cada entidade teria muito a contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo no estado, nas mais diversas vertentes, seja na educação empreendedora, no atendimento, no acesso ao crédito, no empreendedorismo feminino, na inovação e tecnologia, turismo, desburocratização de processos empresariais, agronegócio e muito mais”, ressaltou Raimundo Coelho, enfatizando ainda a inovação no campo por meio do programa Agronordeste, idealizado pelo Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento, tendo como parceiros estaduais na execução o Sebrae e o Senar.
Coelho também agradeceu ao governo do estado e ao governador Carlos Brandão pela confiança e parceria no Cidade Empreendedora, programa que atendeu 53 municípios, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio. Outras 17 prefeituras maranhenses, entre elas a capital, São Luís, aderiram ao ultimo ciclo do Programa Cidade Empreendedora de forma independente da parceria com o poder estadual.

“Ao novo presidente do CDE, Celso Gonçalo e à diretoria executiva que irá acompanhá-lo nesta jornada de quatro anos, minha recomendação é que continuem o trabalho para que haja evolução das ações já executadas, resultados cada vez mais expressivos, novos projetos, ações e estratégias, assim como a criação de novas ferramentas que ajudem em uma atuação institucional mais precisa, integrada e ao encontro das expectativas dos pequenos negócios maranhenses”, orientou Raimundo Coelho antes de transmitir o cargo de presidente do CDE a Celso Gonçalo. Coelho ainda continuará como conselheiro do Sebrae, representando o Sistema Federação da agricultura do Estado do Maranhão / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MA).
-