ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae realiza encontro regional de Agentes de Desenvolvimento em Grajaú

O evento reuniu representantes de cinco municípios com a sala do empreendedor para discutir ações e apontar melhoria para 2023.
Por Jordana Fonseca
ASN MA Atualização
Compartilhe

Os Agentes de Desenvolvimento (ADs) vinculados aos municípios atendidos pelo Sebrae por meio da regional em Grajaú, participaram nesta quarta-feira (25) de um encontro para discutir melhorias na atuação das Salas do Empreendedor. A primeira reunião do ano foi realizada com a participação de representantes do Sebrae, Prefeitura de Grajaú e Salas do Empreendedor de Amarante, Arame, Barra do Corda, Grajaú e Sítio Novo.

O evento teve o objetivo de integrar, trocar experiências e apresentar boas práticas de atendimento aos ADs de toda a região. Durante o encontro, foram apresentadas as exigências para a obtenção do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, premiação do Sebrae que valoriza e reconhece as Salas do Empreendedor com melhores desempenhos no ano. As inscrições para a participação na premiação estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2023.

A gestora estadual das Salas do Empreendedor, Magnólia Everton, destaca que, em 2023, o objetivo do Sebrae é reconhecer com o selo o número de Salas do Empreendedor – o estado contabiliza 135 espaços de desburocratização de processos empresariais. “No Maranhão, no ano passado, aplicando essa metodologia, inscrevemos 65 Salas do Empreendedor, e desse número foram reconhecidas 22 Salas do Empreendedor com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. Nosso objetivo é aumentar o número de inscrições e, assim, termos mais espaços como estes reconhecidos. Quanto maior o número de salas seladas como referência em atendimento, melhor será o atendimento para o cliente”, ressalta.

Crescimento dos negócios 

Além de premiar as melhores Salas do Empreendedor, o Sebrae Maranhão quer referenciá-las aos empreendedores como espaços de apoio, capacitação e desenvolvimento do seu pequeno negócio. “Nosso intuito é melhorar a qualidade do atendimento, a gestão, a infraestrutura, o ambiente de negócio e a oferta de soluções do Sebrae”, completa Magnólia Everton.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Agronegócio de Grajaú, Alexandre Andrade, destacou a importância da Sala do Empreendedor e da parceria com o Sebrae. “Eu percebo a necessidade desse trabalho do Sebrae que é um grande parceiro. A cidade de Grajaú foi uma das primeiras a assinar o programa Cidade Empreendedora e a Sala do Empreendedor é uma dessas atividades. O espaço está capacitando as empresas, principalmente os microempreendedores individuais (MEIs), de uma forma satisfatória”, reconhece o secretário.

Programação

Durante toda a manhã do encontro foram abordados os pontos importantes sobre o trabalho das Salas do Empreendedor. Os ADs presentes compartilharam questões sobre balanço de atividades, orientações sobre o sistema de registro de atendimento e pontos avaliados pelo selo. A agente de Grajaú, Lúcia Gomes, acredita que as informações repassadas trarão melhorias ao trabalho. “O selo é uma injeção de ânimo. Já iniciamos o ano com um planejamento estratégico bem definido, com capacitações e cursos planejados até dezembro”, relata.

O gerente regional do Sebrae em Grajaú, André Veras, informou que atualmente a regional conta com sete Salas do Empreendedor.

O gerente regional do Sebrae em Grajaú, André Veras, ressalta que essa foi a primeira edição do encontro neste ano. “A avaliação é muito positiva. Principalmente pela oportunidade de proporcionar aos agentes esse momento de interação para que possam conhecer as boas práticas e trocar experiências. Também nesse momento coletivo possam tirar dúvidas, se capacitarem e se reciclarem para prestar um serviço de excelência para atender os pequenos negócios de seus munícipios”, avalia.