Os Agentes de Desenvolvimento (ADs) vinculados aos municípios atendidos pelo Sebrae por meio da regional em Grajaú, participaram nesta quarta-feira (25) de um encontro para discutir melhorias na atuação das Salas do Empreendedor. A primeira reunião do ano foi realizada com a participação de representantes do Sebrae, Prefeitura de Grajaú e Salas do Empreendedor de Amarante, Arame, Barra do Corda, Grajaú e Sítio Novo.
O evento teve o objetivo de integrar, trocar experiências e apresentar boas práticas de atendimento aos ADs de toda a região. Durante o encontro, foram apresentadas as exigências para a obtenção do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, premiação do Sebrae que valoriza e reconhece as Salas do Empreendedor com melhores desempenhos no ano. As inscrições para a participação na premiação estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2023.
A gestora estadual das Salas do Empreendedor, Magnólia Everton, destaca que, em 2023, o objetivo do Sebrae é reconhecer com o selo o número de Salas do Empreendedor – o estado contabiliza 135 espaços de desburocratização de processos empresariais. “No Maranhão, no ano passado, aplicando essa metodologia, inscrevemos 65 Salas do Empreendedor, e desse número foram reconhecidas 22 Salas do Empreendedor com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. Nosso objetivo é aumentar o número de inscrições e, assim, termos mais espaços como estes reconhecidos. Quanto maior o número de salas seladas como referência em atendimento, melhor será o atendimento para o cliente”, ressalta.
Crescimento dos negócios
Além de premiar as melhores Salas do Empreendedor, o Sebrae Maranhão quer referenciá-las aos empreendedores como espaços de apoio, capacitação e desenvolvimento do seu pequeno negócio. “Nosso intuito é melhorar a qualidade do atendimento, a gestão, a infraestrutura, o ambiente de negócio e a oferta de soluções do Sebrae”, completa Magnólia Everton.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Agronegócio de Grajaú, Alexandre Andrade, destacou a importância da Sala do Empreendedor e da parceria com o Sebrae. “Eu percebo a necessidade desse trabalho do Sebrae que é um grande parceiro. A cidade de Grajaú foi uma das primeiras a assinar o programa Cidade Empreendedora e a Sala do Empreendedor é uma dessas atividades. O espaço está capacitando as empresas, principalmente os microempreendedores individuais (MEIs), de uma forma satisfatória”, reconhece o secretário.
Programação
Durante toda a manhã do encontro foram abordados os pontos importantes sobre o trabalho das Salas do Empreendedor. Os ADs presentes compartilharam questões sobre balanço de atividades, orientações sobre o sistema de registro de atendimento e pontos avaliados pelo selo. A agente de Grajaú, Lúcia Gomes, acredita que as informações repassadas trarão melhorias ao trabalho. “O selo é uma injeção de ânimo. Já iniciamos o ano com um planejamento estratégico bem definido, com capacitações e cursos planejados até dezembro”, relata.

O gerente regional do Sebrae em Grajaú, André Veras, ressalta que essa foi a primeira edição do encontro neste ano. “A avaliação é muito positiva. Principalmente pela oportunidade de proporcionar aos agentes esse momento de interação para que possam conhecer as boas práticas e trocar experiências. Também nesse momento coletivo possam tirar dúvidas, se capacitarem e se reciclarem para prestar um serviço de excelência para atender os pequenos negócios de seus munícipios”, avalia.

