O Sebrae entregou na manhã desta terça-feira, 28, para a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a pesquisa “Sistematização de Dados Demográficos da População de São Luís em Idade Escolar”. O estudo, que durou cerca de dois meses e meio vai subsidiar estratégias do poder público municipal na oferta de matrículas geograficamente distribuídas na cidade.
-
A pesquisa é a primeira entrega de mais uma parceria institucional firmada entre Sebrae e Prefeitura de São Luís, na administração do prefeito Eduardo Braide. “Uma parceria que visa o intercâmbio de competências, com objetivo de melhorar os serviços prestados por ambos os parceiros. Esta pesquisa vem potencializar o planejamento da Semed, norteando a Prefeitura de São Luís a tomar decisões mais assertivas na política de educação e no uso dos recursos públicos de forma mais eficiente, planejada e para o bem de todos dos ludovicenses”, destacou o diretor superintendente do Sebrae estadual durante a solenidade de entrega do documento ao secretário municipal de Educação, Marco Moura e equipe Semed.
-
-
“Hoje plantamos uma semente juntamente com o Sebrae, numa nova forma de enxergar a Educação, que é feita olhando para o futuro, de uma maneira ampla e contextualizada. E este estudo que o Sebrae realizou nos ajudará a pensar a Educação de uma forma inteligente, buscando prevenir e antever as necessidades da área. Estamos extremamente satisfeitos com essa parceria a qual só vislumbramos grandes retornos”, reforçou, por sua vez, o secretário Marco Moura.
-
Com as informações contidas no estudo, organizadas e disponibilizadas pelos bairros e logradouros da capital, a Semed poderá planejar a oferta presente e futura de matrículas nas séries da Educação Infantil e Ensino Fundamental, de sua responsabilidade e, de forma georreferenciada, projetar a expansão e readequação espacial da rede municipal de ensino, o que tornará o investimento público nestes itens o mais racional e de mais elevado retorno social possível.
-
A solenidade de entrega da pesquisa Sistematização de Dados Demográficos da População de São Luís em Idade Escolar aconteceu no SebraeLab e contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho e do diretor técnico, Mauro Borralho, além de analistas da Casa e equipe da Secretaria Municipal de Educação.
Alguns resultados
Realizado pela área de Gestão Estratégica do Sebrae Maranhão, o estudo realizado para a Semed identificou, dentre outros pontos, áreas com significativo crescimento populacional em São Luís, após o Censo Demográfico de 2010.
-
Apesar do total da população entre 4 e 14 anos ter diminuído no município, as áreas de expansão passaram a comportar um maior contingente de residentes desse intervalo etário.
-
“Identificamos, também, que houve ampliação da demanda por serviços de educação nos bairros que concentram atividades industriais, como os situados ao longo da BR 135, na área do Porto do Itaqui e nos bairros da área norte e nordeste de São Luís”, destacou a gerente de Gestão Estratégica do Sebrae estadual, Keila Pontes.
-
O estudo prevê que, para os próximos passos, devem ser realizadas novas estimativas populacionais, considerando outras bases de registros administrativos do município – população visitada por agentes comunitários de saúde, número de unidades consumidoras de energia elétrica, cadastro de IPTU, assim como a padronização das bases de dados pelo código de matrícula dos alunos e pelo código das escolas. O Sebrae e a Semed articularão essa nova etapa que poderá ser elencada nessa parceria.
-
-
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão
Contato:
(98) 3216-6133
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Facebook.com/sebraema
Youtube/umcsebraema
Twitter: @Sebrae_Ma
Instagram: @SebraeMaranhao
-
-