ASN MA
Compartilhe

Sebrae e parceiros mapeiam ações de desenvolvimento com apoio do Centro Espacial de Alcântara

A comitiva de lideranças executivas cumpre agenda positiva nesta terça e quarta-feira, alinhando ações que contemplam critérios e objetivos do Programa de Desenvolvimento Integrado da Agência Espacial Brasileira.
Por Redação
ASN MA
Compartilhe

Conhecer de perto as potencialidades de Alcântara, alinhando ações de grande impacto empreendedor que contribuam com o Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) do Centro Espacial de Alcântara. Esse é o objetivo da diretoria executiva do Sebrae no Maranhão e técnicos da instituição e outras entidades empresariais que estão hoje e amanhã cumprindo agenda positiva na cidade.

A comitiva é formada por representantes das entidades que compõem o grupo de trabalho Pensar o Maranhão, entre elas Sebrae, Fiema (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão), Fecomércio (Federação do Comércio do Maranhão) e FAEMA (Federação da Agricultura do Estado do Maranhão); que tem como ponto focal discutir e propor ações de desenvolvimento socioeconômico para Alcântara e região, considerando a existência e influência do Centro Espacial de Alcântara.

“Além desse movimento em conjunto para a validação do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara, que tem objetivo de desenvolver a infraestrutura da região, criando os modelos de negócios em cadeia da atividade espacial, o Sebrae, em particular, já iniciou as tratativas com o poder público municipal para fortalecer a parceria que já existe em prol do desenvolvimento da economia local, por meio da execução do programa Cidade Empreendedora. Estamos alinhando junto ao próprio prefeito e sua equipe técnica soluções voltadas para dinamizar a economia, centrando no fortalecimento de vocações produtivas como o turismo, o artesanato e a agricultura familiar, além da educação empreendedora”, explicita o diretor superintendente do Sebrae estadual, Albertino Leal.

Como primeiro compromisso da agenda positiva, a comitiva foi recebida pelo prefeito Padre William da Silva (PL), na Sala do Empreendedor do município e em uma roda de conversa com a presença também de entidades parceiras e líderes empresariais. ”Alcântara se alegra e agradece ao Sebrae que tem nos estimulado. Nossa gestão tem pautado ações no intuito de resgatar legados e para isso escolhemos construir novos horizontes, e essa manhã isso se consolida. Queremos um município produtivo, assim como Alcântara já foi um dia. E para isso incentivaremos a produção rural, a pesca e o comércio, além do turismo, cultura e educação empreendedora para que esse desenvolvimento tenha sentido de continuidade. Tudo isso se converge ao Cidade Empreendedora, por isso aderimos ao Programa e contamos com o Sebrae”, disse o prefeito Padre William.

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. Em 2021, o programa deve atender mais de 70 municípios maranhenses.

Com população estimada em mais de 22 mil pessoas e localizado no norte maranhense, o município de Alcântara faz parte da Região Metropolitana da Grande São Luís, e tem ativas, segundo dados da Receita Federal do Brasil, cerca de 400 micro e pequenas empresas.

“Diante de um cenário de tamanho potencial empreendedor e considerando o grande o impacto que Centro Espacial trará para Alcântara, não podemos deixar de contribuir para esse momento de transformação e crescimento histórico do município e da região. Nesse sentido, colocamos a disposição um amplo portfólio de ações empreendedoras onde os pequenos negócios são a base e assim trabalhamos para uma gestão empresarial mais eficaz, que utiliza ferramentas que fortalecem a competitividade no mercado. E dessa forma, esse processo pode dinamizar a economia, gerar mais oportunidades, emprego e renda e favorecer o crescimento de outros segmentos e cadeias produtivas, gerando assim o desenvolvimento local, onde todos são beneficiados, seja gestão municipal, empresários e população”, expõe o diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho.

A agenda da comitiva contempla ainda um tour empresarial, com visitação ao Polo de Artesanato de Santa Maria, ao local onde será construído o Distrito Industrial de Alcântara e as Agrovilas Quilombolas do Cajueiro e Pepita.

-

SEBRAE EM ALCÂNTARA

Alcântara é um dos municípios do estado que já tem recebido uma série de intervenções do Sebrae em prol do desenvolvimento local. Dentre as ações já realizadas destaque para o Festival Gastronômico, capacitações Como Desenvolver Uma Empresa de Sucesso – Codes, Negócio Certo Rural e Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, que levou a educação empreendedora para as escolas municipais. Além disso, ações de Políticas Públicas, como o Programa Líder e ações de Turismo, onde foram capacitados empreendedores que trabalham com alimentação e bebidas durantes o festejo do Divino Espírito Santo. Oficinas, cursos e palestras voltadas para o MEI, ações em parceria com o IFMA, como o inventário turístico de Alcântara e Plano e criação do Conselho de Turismo do município. Incentivo ao artesanato local e a comunidades quilombolas também estão dentre as intervenções realizadas pelo Sebrae no município, a exemplo da comunidade de Itamatatiua e Polo de Artesanato de Santa Maria.

-

Mais informações:

Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão

(98) 3216-6133

-

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Facebook.com/sebraema

Youtube/umcsebraema

Twitter: @Sebrae_Ma

Instagram: @SebraeMaranhao