ASN MA
Compartilhe

Sebrae e bancada maranhense acertam parceria para incentivar ambientes de negócios do estado

Apresentar os programas da instituição e buscar apoio para aprovação de proposições que possam fortalecer as ações de capacitação e incentivo voltadas aos micros e pequenos empreendedores nos municípios maranhenses.
Por Redação
ASN MA
Compartilhe

Brasília – Este foi o objetivo principal da reunião promovida nesta quarta-feira (27), em Brasília, pelo Sebrae com a Bancada Parlamentar Maranhense no Congresso Nacional. O encontro, um café da manhã no B Hotel, em Brasília, contou com a presença do presidente nacional da instituição, Carlos Meles, e reuniu parlamentares, representantes de instituições federais  – como Ministério de Ciência e Tecnologia, Agência Aeroespacial Brasileira, FINEP, CNM, Sebrae Nacional, empresários de diferentes setores, jornalistas e convidados.

Na abertura da reunião, o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, destacou as ações de fomento aos pequenos empreendimentos e programas que a instituição vem desenvolvendo no estado, bem como a importância da parceria com a bancada maranhense para avançar nas atividades e potencializar o empreendedorismo no estado. “O Sebrae tem estabelecido parcerias diversas, com o Governo do Estado, as prefeituras, terceiro setor, classe empresarial e também com os parlamentares, que tem um importante trabalho junto aos municípios”, declarou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Raimundo Coelho, pontuou alguns programas do órgão, como o Cidade Empreendedora, “que visa criar um ambiente mais propício para o desenvolvimento do setor produtivo e dos pequenos negócios em cada cidade maranhense, dentro da sua realidade e necessidade, gerando assim mais oportunidades de empregos e renda locais”, disse, reforçou que o programa já atingiu mais de 70 cidades do estado.

O presidente nacional do Sebrae, Carlos Meles, falou da importância de um trabalho afinado com o Parlamento e governos estaduais e municipais para fortalecer atividades econômicas de pequeno porte, e resumiu a missão da instituição. “O Sebrae é uma mistura do comércio, da indústria e dos serviços. O bom é que ele só serve, o empoderamento vem do servir. Quem serve bem leva vantagens, e o Sebrae serve bem”. Ele também destacou o esforço da equipe da instituição no Maranhão “para somar governo” e criar ambientes de negócios promissores

-

APOIO DOS PARLAMENTARES

-

O coordenador da Bancada Parlamentar do Maranhão em Brasília, deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) classificou a reunião como “um momento único e produtivo”. Ele afirmou que as micros e pequenas empresas “estão precisando de um socorro do Congresso Nacional “e a bancada do Maranhão não vai se furtar a contribuir com esse setor”. O coordenador adjunto do colegiado maranhense, deputado Edilázio Jr. (PSD-MA) foi na mesma linha e disse que o grupo está unido “nesta luta da busca de recursos e de condições para a qualificação dos pequenos empreendedores e desenvolvimento dos municípios.”

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) lembrou que “existem muitos projetos que estão tramitando nas duas Casas do Congresso que são de interesses das micro e pequenas empresas do Maranhão, como o que trata do Novo Refis e a própria Reforma Tributária”. O deputado federal Josivaldo JP (Podemos-MA) falou da dimensão do trabalho do Sebrae. “É uma instituição muito séria e sabemos da importância da sua atuação principalmente nas políticas públicas das pequenas e micro empresas”. O senador Weverton Rocha (PDT-MA) disse que “o Sebrae tem como ajudar a bancada e o estado, e vice-versa. É um trabalho que pode ser intersetorial, de parceria produtiva em prol do Maranhão”

O deputado federal Rubens Jr. observou que parlamentar presente à reunião pertence a um partido político, e visão política diferente do Maranhão. “Mas, apesar de tanta divergência, nós temos um ponto de convergência entre nós que é justamente reconhecer a importância do Sebrae para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de todo país”, disse.

 

TURISMO E ARTESANATO

O deputado federal Gastão Vieira (Pros-MA), que visitou a Mostra Cultural de Turismo do Sebrae no Senado, deu ênfase ao trabalho de capacitação no turismo, artesanato, gastronomia e outros ramos e setores. “No momento em que a instituição vem desenvolvendo em diferentes frentes. “No momento em que estamos retomando as atividades econômicas, o Sebrae tem um papel muito importante de trazer alegria, novas perspectivas, algo faz muito bem e tem o apoio dos parlamentares”.

O deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA), que também visitou mostra de artesanato, disse que a iniciativa do Sebrae “é de fundamental importância, porque isto está ligado à economia criativa, que é uma coisa moderna, fortemente conectada ao turismo que é uma indústria necessária e certamente perene, porque com todas as tecnologias que possuímos, as pessoas vão continuar buscando conhecer novos destinos. É importante que nós, parlamentares, apoiemos o artesanato, a produção local que tem a nossa identidade. Esta é uma estratégia do Sebrae muito aplausível”

A reunião com parlamentares maranhenses também contou com a participação da diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Rachel Jordão, e vários assessores da instituição; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (SindCons), Fábio Nahuz, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de São Luís, Felipe Mussalem, o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do governo do Maranhão, Pedro Igor, dentre outros representantes de instituições como Universidade Federal do Maranhão, FAEMA/SENAR, Banco do Nordeste, Sebrae Nacional, entre outros.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

-

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae

Raquel Araújo – Assessor de Imprensa Sebrae

(98) 99972 3628

[email protected] 

[email protected] 

ma.agenciasebrae.com.br

sebraema.com.br