Em Vitória do Mearim, o Sebrae Maranhão capacitou professores da rede municipal de ensino, que trabalham nas escolas Ana Bogéa Gonçalves, Hemetério Fernandes, Vila Nova, Raimundo Bogéa e Franklin Cantanhede. A capacitação aconteceu na Unidade Escolar Neuza Cunha Costa, e foi direcionada aos docentes do programa do governo federal Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação faz parte do projeto piloto “Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira”.
Durante os dois dias de capacitação, os professores tiveram orientações sobre empreendedorismo, finanças e projeto de vida, que busca levar os alunos a uma reflexão sobre o que já foi vivenciado, o que pode ser aplicado, e ainda, ao estabelecimento de metas e planejamento.
Projeto Vida
Além de acesso à metodologia do projeto, os professores receberam o caderno de atividades, além de outros materiais de metodologia, do Projeto de Vida (etapa 1), Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira para a Educação de Jovens e Adultos.
Em Vitória do Mearim, o “Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira” é uma parceria do Sebrae Maranhão com a Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O Secretário Municipal de Educação de Vitória do Mearim, Raimundo Franco, celebrou a parceria com o Sebrae. “O Sebrae é um grande parceiro da Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim. E é de grandiosa importância ver o empreendedorismo chegar até a Educação de Jovens e Adultos, porque isso significa oportunizar, além de conhecimento, mais ferramentas para que os alunos possam desenvolver as suas habilidades”, afirmou Raimundo Franco.
O projeto está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e segundo o gestor do Programa Educação Empreendedora, da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês, João Victor Fernandes, o encontro realizado oportuniza o desenvolvimento da educação de Vitória do Mearim. “A Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês, deu o “pontapé” inicial para a formação pessoal e profissional dos alunos do EJA da rede municipal de Vitória do Mearim por meio dessa capacitação. Assim, os professores habilitados irão ajudar os alunos a desenvolverem competências, valorizar habilidades e promoverem o seu protagonismo, o que irá refletir na qualidade e no desenvolvimento do ensino municipal”, destacou João Victor.
O Coordenador do EJA em Vitória do Mearim, Leonardo Bruno Vieira, aprovou a metodologia utilizada no projeto. “Eu acredito que a melhor maneira de chegar no aluno da EJA é falando da sua vivência, da sua realidade, e isso foi ensinado nesses dias. Sem dúvidas, esse trabalho vai resultar na melhoria da educação de Vitória do Mearim”, frisou Leonardo Bruno.
A professora da rede municipal de Vitória do Mearim, Selma Lima, falou da importância do projeto. “A capacitação foi muito importante, pois adquirimos conhecimento para levar aos alunos, para que eles possam empreender, não só na escola, mas também em casa, com seus familiares ou amigos. A ideia é justamente essa, que o conhecimento não fique preso somente dentro da sala de aula, mas que eles possam expandir e sair da sua zona de conforto”, conclui a professora.
O projeto
O “Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira” é oriundo do estado de Sergipe. Lá, ele foi implantado em 2019, por meio de uma parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), alcançando 84.372 alunos e 354 escolas da rede estadual no Ensino Fundamental, e escolas que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O objetivo do projeto é fortalecer a relação entre cultura empreendedora e valores éticos, culturais e de cidadania, contribuindo para que os alunos se tornem mais aptos ao mundo do trabalho.
-