ASN MA
Compartilhe

Encontro gera oportunidades e negócios para fornecedores da cadeia do turismo em São Luís

Empresas atendidas pelo Comércio Brasil, em São Luís, participam de ação de aproximação comercial com empresas do trade turístico, mostrando produtos e serviços de interesse dessa cadeia.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Geração de negócios, oportunidades para apresentação de produtos e serviços, ampliação da rede de contatos, parcerias e aproximações comerciais entre fornecedores de insumos e demandantes da cadeia turística de São Luís, estão entre os principais resultados obtidos a partir do Encontro de Negócios da Cadeia do Turismo, promovido no dia 31/10 pelo Sebrae e a Câmara de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA).

Parceria fomenta negócios para fornecedores e compradores da cadeia turística.

Reunindo 25 compradores da cadeia turística e 13 empresas fornecedoras atendidas pelo Sebrae Maranhão por meio do programa Comércio Brasil, o encontro trouxe um panorama de produtos, serviços e insumos nas áreas de alimentos e bebidas (cachaças artesanais, polpas de frutas e destilados), pães de fermentação natural, geleias, doces, castanhas, hortifruti, painéis luminosos para propaganda, insumos para pets, calçados ecológicos e ladrilhos personalizados.

O encontro contemplou a apresentação dos produtos oferecidos pelas fornecedoras e dos insumos que estas utilizam nos respectivos processos produtivos. Com isso, além de proporcionar ambiente para a divulgação junto às compradoras, o encontro trouxe boas ideias de novos produtos e serviços que podem ser gerados para atendimento de necessidades especiais das empresas turísticas.

Empreendedores e representantes institucionais em Encontro da Cadeia de Negócios do Turismo.

“Trata-se de um movimento bastante salutar, em que aproximamos compradores e fornecedores. As primeiras, interessadas em conhecer a capacidade produtiva dos fornecedores; e estes, desejando fazer parcerias e negócios, em aproximações muito benéficas para todos”, assinalou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae, em São Luís, Mauro Formiga. “Esta primeira experiência mostrou-se muito produtiva. A partir dela, vamos aprimorar o modelo e mobilizar um número ainda maior de empresas, gerando mais negócios e oportunidades para o trade turístico”, complementou Max de Medeiros, superintendente da Fecomércio – MA.

Oportunidades – Entre as empresas fornecedoras, está a Chinelaria Morekana, liderada por Flavio Ribeiro. Instalada em São Luís desde 2019, trata-se de uma chinelaria inovadora, hoje com nove colaboradores. Flavio trabalha com calçados à base de vinil PVC e antiderrapante. São sandálias originais, terapêuticas e ecologicamente sustentáveis, que garantem conforto, saúde e bem-estar.

Chinelaria Morekana participa do Encontro de Negócios para prospectar clientes e parcerias.

Há 45 dias, Flávio participou de um primeiro encontro de negócios de empresas atendidas pelo programa Comércio Brasil. Na ocasião, ele recebeu uma demanda de calçados para funcionários que trabalham em cozinhas de hotéis e similares. Para atender ao cliente, Flavio está concluindo os estudos técnicos do protótipo e já pensa o quanto essa nova linha de produtos vai agregar na rentabilidade da Morekana no médio prazo.

No Encontro da Cadeia do Turismo, ele fez novos contatos e prospectou parcerias. “Esses encontros são importantes para estreitar laços, buscar parcerias e conhecer o que o mercado deseja, além de receber feedback sobre nossos produtos, procurando melhorar sempre”, disse Flávio.

A empresária Camila Rodrigues, da Levain Pães Artesanais, também aproveitou as oportunidades que o encontro propiciou, aproveitando para sugerir aos hoteleiros a ideia de criação de pães especiais para o cardápio desses empreendimentos. Camila, que tem se destacado no mercado de São Luís pela qualidade, originalidade e diversidade de produtos, trabalha com pães de fermentação natural e complementos especiais como cafés, queijos, geleias e manteigas especiais.

Camila Rodrigues, da Levain, aproveita encontro para sugerir opções inovadoras para atendimento do trade turístico.

Para ela, o encontro trouxe boas oportunidades, permitindo estreitar laços com o trade turístico. “Ao conhecer o que cada empresa produz, os empreendimentos do turismo podem fazer parcerias lucrativas, comercialmente interessantes, mas também inovadoras, interessantes para o consumidor final”, disse ela.

Troca de informações gera contatos e oportunidades entre negócios atendidos pelo Sebrae com o Comércio Brasil.

Essa ideia foi recebida com entusiasmo pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão – Sehama. “Essa troca de informações é valiosa para o trade. Ao conhecer o potencial desses parceiros, o empresário do turismo tem a chance de trabalhar com fornecedores de qualidade e em condições mais vantajosas”, ressaltou o empresário Raimundo Nonato Luz, presidente da entidade, na abertura do encontro.