ASN MA
Compartilhe

Em Santa Inês instituições de ensino dizem “IES” para o Sebrae

O evento teve como objetivo estabelecer relacionamento e fortalecer o ecossistema local de inovação.
Por Erika Andrade
ASN MA
Compartilhe

‘Diga IES para o Sebrae”. Esse foi o tema de evento realizado pela Unidade Regional do Sebrae em Santa Inês, no último dia 30, no auditório da unidade. A ação reuniu instituições de ensino públicas e privadas, técnico e profissionalizante de Santa Inês, com o objetivo de estabelecer relacionamento e fortalecer o ecossistema local de inovação.

A programação foi voltada para a apresentação de eventos e iniciativas do Sebrae nessas áreas para os próximos meses: “Hoje foi o dia de dizer ‘Sim para o Sebrae’. Nós da unidade regional do Sebrae em Santa Inês preparamos uma ação toda especial para estabelecer um relacionamento com as instituições de ensino e fortalecer o nosso ecossistema de inovação e educação empreendedora, apresentando nossas ações, programas e eventos, como o Desafio Universitário, Startup Day, e também o Nordeste ON 2023, que será realizado nos dias 1 e 2 de junho em São Luís”, explica o analista do Sebrae, João Victor.

Parceiros – O “IES” das instituições para o Sebrae propiciou o amadurecimento de iniciativas, contribuiu para o avanço do programa de Educação Empreendedora nas instituições de ensino e aumentou a expectativa da unidade Regional do Sebrae em Santa Inês com o crescimento da participação dos estudantes e professores nos principais eventos e iniciativas geradas nessa área.

Participaram do evento representantes locais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Faculdade Anhanguera, da Universidade Cesumar (Unicesumar), do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), do secretário de Indústria e Comércio de Santa Inês, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), dentre outras instituições.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial reforçou a importância dessa parceria. “Trabalhar ao lado do Sebrae em todos esses projetos que desenvolvem o empreendedorismo é prazeroso para nossa instituição, porque nós já fazemos isso nas nossas salas de aula. O nosso público é sedento por iniciativas de fomento nesses segmentos. Então acreditamos que, nessa parceria entre Sebrae e Senac, o público será o maior beneficiado”, afirmou Najla Michelle, gerente do Senac de Santa Inês.

Sebrae apresenta programação de eventos e ações que estimulam o empreendedorismo nas instituições de ensino em Santa Inês – MA

“A parceria que nós temos com o Sebrae já é antiga, com vista à realização de eventos, abertura de oportunidades de estágios para os nossos alunos e, sobretudo, pela preocupação de estimular uma cultura empreendedora para o desenvolvimento da nossa região. Muitos dos nossos alunos já passaram pelo Sebrae, através dos estágios, das oportunidades de palestras, oficinas e eventos. As atitudes empreendedoras que são trabalhadas pelo Sebrae são fundamentais para que os nossos jovens possam acreditar no seu potencial, na capacidade de criar soluções e desenvolver negócios”, ressaltou Aristóteles de Almeida Lacerda, diretor do Instituto Federal do Maranhão em Santa Inês.

Já o secretário de Indústria e Comércio de Santa Inês, destacou a parceria com o Sebrae, enfatizando que o empreendedorismo nas escolas favorece a vida profissional dos estudantes. “A nossa secretaria tem parceria com instituições que incentivam a prática de empreender, como o Sebrae faz. Nós acreditamos que é de grande importância que o empreendedorismo seja trabalhado desde a base da vida escolar dos nossos alunos. Fazer isso é despertar a criatividade e preparar os nossos estudantes para o mercado de trabalho”, frisou Amaury Fonseca, secretário de Indústria e Comércio do município.

Visão de futuro 

Fortalecer a educação empreendedora por meio de ações que estimulem o empreendedorismo nas instituições de ensino é o caminho trilhado pelo Sebrae. “O Sebrae completa em 2023, 10 anos de atuação na Educação Empreendedora, com o objetivo de levar o empreendedorismo para os estudantes de forma mais acessível, reforçando as características e comportamentos empreendedores desde a educação básica ao ensino superior. Assim, estamos hoje conversando com as instituições para apresentar o que o Sebrae têm de oportunidades e buscando ainda mais parcerias com essas instituições. O nosso objetivo é aproximar o Sebrae das instituições de ensino e dos estudantes, visando fortalecer o ambiente de Educação Empreendedora”, conforme enfatizou Kelly Lopes, gerente substituta do Sebrae em Santa Inês.

“O empreendedorismo é a grande mola do desenvolvimento econômico. Sem pessoas, não existe empreendedorismo. Ações de educação empreendedora ajudam a estimular os nossos alunos a desenvolver atitudes e comportamentos empreendedores para que eles observem os problemas locais e busquem apresentar soluções que possam melhorar a vida das pessoas, tanto no aspecto social como no econômico”, afirmou o professor do IFMA, Marcelo Mendonça.