ASN MA
Compartilhe

Educadores de Lima Campos, Pedreiras, Lago dos Rodrigues e Bacabal participam de evento realizado pelo Sebrae

O Fórum de Professores é uma ação que visa promover a educação empreendedora nas escolas.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

“Brilhante” é a palavra utilizada pela professora Rita de Cássia, da Rede Estadual de Educação, para descrever o Fórum de Professores realizado pelo Sebrae em Bacabal. O evento reuniu diversos educadores dos municípios de Lima Campos, Lago do Rodrigues, Pedreiras e Bacabal, no auditório da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal.

Na programação do evento, a palestra “Pensar fora da caixa” do diretor do Bumba Escola, Leandro Vidal, e o case de Sucesso territorial “ Espaço Científico Cultural Maria Laura Lopes: um novo contexto educacional no Médio Mearim”, do professor Dr. Hawbertt Rocha, da Universidade Federal do Maranhão, campus Bacabal.

“Pensar Fora da Caixa” trouxe a discussão sobre a necessidade de se adotar novas estratégias e ferramentas de ensino. “A ideia da nossa palestra é provocar uma reflexão nos professores sobre o seu atual modelo de ensino e, a partir daí, incentivá-los a adotar novas atitudes. Estimulamos os educadores a acompanharem e a fazerem uso das novas tecnologias, em vez da negação da existência delas ou da disputa “força”, afirma Leandro Vidal.

“Hoje não adianta mais o professor estar numa sala de aula só ensinando o “bê-á-bá”, porque tudo mudou. O ensino precisa ser mais estratégico, o aluno já compartilha, já diz o que ele sente, e como ele está no seu aprendizado. Então nós, enquanto gestora municipal, fazemos questão de ser parceira do Sebrae e ajudar os educadores a entender e como trabalhar essa situação, que já é uma realidade. O educador precisa saber usar as novas e atuais ferramentas para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos”, conclui a prefeita de Lima Campos, Dirce Prazeres, que participou do evento.

O Fórum de Professores está na sua 2ª edição, e neste ano, como forma de promover a educação, trouxe como tema a Educação que transforma. “A educação é um dos grandes pilares de desenvolvimento, tanto dos professores como dos alunos, e o Sebrae para contribuir, oportuniza eventos como esse para apontar mais possibilidades, mais conhecimento para que os professores possam compartilhar para os alunos. E consequentemente, todos ganham com isso”, afirma Lucas Gomes, gestor do programa Educação Empreendedora do Sebrae Bacabal.

Case de Sucesso – Durante o evento, o professor Dr. Hawbertt Rocha apresentou o Espaço Científico Cultural Maria Laura Lopes, que fica localizado na UFMA Campus Bacabal. No espaço, são trabalhadas as disciplinas de química, física, biologia e matemática, a partir de um museu, da cordelteca (literatura em cordel) e investigação em espaços externos na área de biologia e agroecologia.

O Espaço visa promover, a médio e longo prazo, atividades de divulgação científica que busquem a assimilação científica da comunidade da microrregião do Médio Mearim. O professor destacou a importância do fórum. “Esses eventos acabam incentivando o empreendedorismo educacional, no sentido da inovação. O Espaço Laura Lopes trabalha também essa questão, principalmente no Museu Game Ciência. Lá, nós trabalhamos os jogos digitais, a gamificação. E nós temos ainda a perspectiva de construir uma plataforma digital para os professores gamificarem as suas aulas”.

A realização do Fórum faz parte da celebração dos 10 anos de execução do Programa Educação Empreendedora e o Fórum de Professores faz parte dessa celebração. O evento, que começou em Imperatriz, terminará em São José de Ribamar no dia 4 de outubro.