ASN MA
Compartilhe

ALI Rural incentiva inovação em empreendimentos rurais de Grajaú

Iniciado em 2021, o programa já atendeu 43 produtores em dez comunidades do município.
Por Jordana Fonseca
ASN MA
Compartilhe

“Ganhamos os ovos e, numa parceria com o IFMA, nós conseguimos chocá-los. Depois de algum tempo, a gente começou o nosso aviário e, hoje, temos 130 aves. Separamos os machos mais bonitos e vendemos os demais para manter uma boa genética. Hoje, a gente não vende mais ovos, porque não temos uma produção maior. Todo dia tem gente ligando e pedindo para comprar”, conta Simone Almeida, produtora rural em Grajaú.

Depoimentos como o de Simone mostram o impacto positivo do programa Agente Local de Inovação Rural (ALI Rural), iniciativa do Sebrae que visa fortalecer os pequenos negócios rurais em todo o Maranhão. O encontro realizado na última terça-feira, 13, apresentou um balanço dos resultados obtidos pelos 45 produtores atendidos pela Unidade de Negócios de Grajaú.

Ao todo, o programa atendeu até o momento 290 produtores em 35 municípios, entre 2021 a 2023. O coordenador estadual do ALI Rural, John Nunes Jacinto, ressalta que a metodologia do Agente Local de Inovação Rural visa ser uma ferramenta de desenvolvimento territorial.

“O programa iniciou em 2021 com o projeto piloto para fortalecer os empreendimentos rurais. Nós já trabalhávamos com o produtor rural, mas queríamos uma ferramenta mais eficaz para chegar até eles. Tivemos 15 agentes locais de inovação e Grajaú fez parte do projeto desde o início”, explica o coordenador.

O coordenador estadual do ALI Rural, John Nunes Jacinto, destaca contribuições do programa para disseminação da inovação aos produtores de Grajaú.

Em Grajaú, são dez comunidades contempladas nos três ciclos realizados. Por meio da atuação dos Agentes Locais de Inovação, o Sebrae levou aos participantes soluções de inovação e desenvolvimento sustentável de baixo custo e fácil implementação. O programa tem duração de oito meses e, durante esse período, os agentes realizaram diagnóstico, propuseram ações para solucionar as necessidades das propriedades e acompanharam a aplicabilidade destas junto ao empreendedor rural.

“O interessante do programa ALI Rural é que temos uma metodologia que se aplica a realidade do produtor em qualquer cadeia produtiva. A gente chega na propriedade, conversamos com o produtor, checamos suas necessidades e propomos um plano de melhoria específico para a propriedade produzir mais e melhor”, aponta Débora Carvalho, orientadora no programa.

O gerente do Sebrae em Grajaú, André Veras, destaca que o trabalho realizado pelo ALI Rural até aqui proporciona o fortalecimento dos negócios e cria novas possibilidades de produzir com mais sustentabilidade e uso de técnicas mais eficientes. “Inovar na propriedade não é simplesmente estar usando o celular para trabalhar. Inovar na propriedade é passar a fazer algo que não era feito antes e com resultados. Isso é o que o ALI Rural traz como contribuição, por meio desses profissionais capacitados que atuam no nosso território”, destaca

A programação do evento foi complementada com a palestra “Gestão financeira para o produtor rural”, ministrada pelo consultor do Sebrae, Luciano Nascimento. A gestão financeira é um dos eixos trabalhados pelo ALI Rural que contempla, ainda, criação de novos produtos, redução de custos, melhorias no processo produtivo, marketing e vendas. Ao final, foram entregues os certificados de participação aos produtores que já completaram o ciclo do programa.