O Sebrae esteve presente na 45ª Exposição Agropecuária de Grajaú (Expoagra), promovendo a capacitação de empreendedores rurais com uma programação técnica. Realizada no Parque de Exposições Zezé Santos, entre os dias 20 a 28 de julho, a Expoagra contou com a participação ativa do Sebrae em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), oferecendo atendimento e apresentando soluções para pequenos negócios rurais.
Cleudison Batista Santos, produtor de leite de Grajaú, participou do evento e destacou a importância das palestras. “A palestra sobre planejamento e custo foi muito interessante. O planejamento é fundamental para alcançarmos bons resultados. As palestras do Sebrae nos ajudam muito. Porque só através do planejamento que a gente consegue traçar o que vamos fazer dentro da nossa propriedade, inclusive se vamos ter lucro ou não”, afirmou Santos.
O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Grajaú, André Veras, ressalta que Grajaú, localizada no sudoeste do Maranhão, é uma região de grande potencial agrícola e pecuário. “A cidade se destaca pela produção de leite, soja, milho e gado de corte. Nos últimos anos, com atuação do Sebrae, tem havido um crescente interesse em tecnologias e práticas sustentáveis, visando aumentar a produtividade e a competitividade dos produtores locais”, explica ele.
Veras também comenta sobre a parceria do Sebrae para a realização da programação técnica durante o evento. “A Expoagra é uma grande oportunidade para fortalecer o agronegócio na região. Estamos aqui com muitas agendas de capacitações, oficinas, cursos e encontros com produtores rurais, apresentando vitrines tecnológicas e inovações para fortalecer o homem do campo”, afirma.
Parceria
Raimundo Coelho, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema/Senar), reforçou a importância da parceria com o Sebrae. “Desde o início de nossas atividades aqui, o Sebrae tem sido um parceiro fundamental na busca por alternativas de inovação tecnológica para os produtores rurais pequenos e médios. Essa colaboração visa aumentar a produtividade, a renda e a produção na região de Grajaú”, disse Coelho.
Além das capacitações, o evento incluiu o Encontro de Produtores Rurais de Grajaú, uma iniciativa da Faema e do Sindicato do Produtor Rural de Grajaú (Sinpruagra) e parcerias com Associação dos Criadores de Grajaú (Ascigra), Prefeitura Municipal, Sebrae e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). O encontro reuniu produtores locais para discutir melhorias no manejo, inovações, gestão eficiente de negócios rurais e acesso ao crédito.