A Semana do MEI é uma jornada de orientação, networking e oportunidades para Microempreendedores Individuais (MEI) e para quem ainda busca tirar seu sonho de empreender do papel. O grande destaque da Semana do MEI, que acontece de 20 a 24, é o Dia D, realizado nesta quarta-feira (22). Em Pinheiro foram feitas visitas técnicas em aproximadamente 50 empreendimentos.
Iracielma Sousa, que tem uma loja de cosméticos, perfumaria e peças íntimas, entende a importância da formalização do seu negócio para crescer. Ela está formalizada há 30 dias, está esperançosa e tem muitos planos para o futuro. No topo da lista está a capacitação.
Iracelma já se programou para participar das qualificações oferecidas pela Semana do MEI em Pinheiro. “Eu quero alavancar meu estabelecimento. Essa é uma área que eu gosto e eu quero ir além, esse apoio é importante porque a gente precisa e muito, porque às vezes a gente tem a ideia e quer fazer, mas falta o apoio. Quando temos algo em que nos segurar é excelente, muito bom de verdade,” disse a empreendedora.
As visitas técnicas
A equipe do Sebrae esteve no centro comercial da cidade, visitando prioritariamente os micro e pequenos empreendimentos. Durante a visita técnica, os empreendedores puderam conhecer o portfólio atualizado de ações e soluções disponíveis no Sebrae para dar suporte em qualquer fase do negócio. Foi realizada também uma escuta para avaliar as principais carências e planejar ações direcionais para ajudar com essa demanda específica.
“Visitamos aqueles que já são formalizados e os que buscam se formalizar, para estreitar o laços, incentivando o empreendedorismo e crescimento econômico local. O dia D é uma das ações da Semana MEI que durante toda esta semana tem levado capacitação para empreendedores da região da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense,” contou a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Nayara Moreira.
Abrindo caminhos e oferecendo apoio personalizado
As consultorias técnicas chamaram a atenção. Os empreendedores gostaram de ter esse suporte especializado, dentro do seu negócio. É o caso de Amanda Adriele Araujo Ramalho, que trabalha há 3 anos com venda de roupas e calçados masculinos. Recebeu a visita e gostou do diagnóstico do negócio em que trabalha com o irmão e, segundo ela, a melhor parte foram as dicas para melhorar.
“Eu anotei tudinho, isso é muito bom para a gente. Meu irmão sempre participa dos cursos do Sebrae, eu estarei lá representando nosso ambiente de trabalho. Eu pretendo estar sempre próxima do Sebrae, continuar a participar dos cursos e continuar crescendo,” contou a empreendedora.
A programação da Semana do MEI continua até a próxima sexta-feira com oficinas, palestras e cursos. Ainda dá tempo de participar. Confira toda a programação que está acontecendo na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense: Para participar, procure a Sala do Empreendedor.
Cururupu: Curso “Técnicas Básicas para Garçom”, de 20 a 24 de maio, das 14h às 18h.
Guimarães: Curso “Bares e Restaurantes: Gestão Operacional”, de 20 a 24 de maio, das 14h às 18h.
Santa Helena: Oficina “Despertando o Associativismo” – dia 23 de maio, das 8h às 12h, na Sala do Empreendedor.
Mirinzal: Oficina “Despertando o Associativismo” – dia 20 de maio, das 8h às 12h, na Sala do Empreendedor.
São Bento: Oficina “Como turbinar o seu negócio” – dia 23 de maio, das 19h às 22h, no Auditório da Escola Mota Junior.
Serrano: Oficina “Como turbinar o seu negócio” – dia 22 de maio, das 19h às 22h, na Casa da Juventude.
Pinheiro: Oficina “Domínio de Persuasão para convencer” – dia 23 de maio, das 19h às 22h, na sala de reuniões do Sebrae Pinheiro.
Pinheiro: Oficina “Faça gestão de vendas e fidelize seu cliente” – dia 24 de maio, das 19h às 22h, na sala de reuniões do Sebrae Pinheiro.
Cajapió: Oficina “Despertando o Associativismo” – dia 22 de maio, das 8h às 12h, na Associação – Povoado Posto Seleção.
Central: Oficina “Como turbinar o seu negócio” – dia 20 de maio, das 14h às 18h na Câmara Municipal e dia 21 de maio, das 19h às 22h, no Sindicato de Pescadores.