Em um encontro marcado pelo diálogo e troca de experiências, o Sebrae no Maranhão reuniu mulheres empreendedoras e lideranças femininas no “Café Delas”, com o objetivo de debater soluções e estratégias para o fortalecimento do empreendedorismo feminino no estado. O momento marcou a retomada do projeto “Sebrae Delas” com novas perspectivas e estratégias alinhadas às necessidades do público feminino.
O “Café Delas” foi uma reunião de mentes inovadoras e determinadas em que as participantes tiveram a oportunidade de serem escutadas ativamente pela equipe Sebrae, uma estratégia essencial para captar as demandas e desafios das empreendedoras. A Diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Édila Neves, enfatizou a importância do evento, “Esse momento é muito rico para desenvolvermos as lideranças femininas e entender as suas principais demandas. A escuta é muito necessária para desenvolvermos o programa Sebrae Delas da melhor forma e alinhado às potencialidades de cada empreendedora”, refletiu.
Sebrae Delas – O programa Sebrae Delas se propõe a ser um acelerador de negócios liderados por mulheres, fomentando a integração, a construção de redes de apoio e o reconhecimento do trabalho feminino no mercado. As iniciativas planejadas abrangem desde o desenvolvimento estratégico até a realização de eventos estaduais e premiações, objetivando a capacitação e o empoderamento das empresárias maranhenses e das empreendedoras sociais. A iniciativa pretende criar um ambiente de apoio mútuo e conexões que são essenciais para o sucesso do empresariado feminino.
“O Sebrae Delas é uma parceria fundamental para potencializarmos ainda mais os nossos conhecimentos acerca do empreendedorismo, e principalmente trabalharmos a capacitação de mulheres potentes, mulheres fortes que estão dentro do empresariado maranhense e, também, das empreendedoras sociais que estão aqui hoje para poder fortalecer essa rede de empreendedorismo no estado”, afirmou Aninha Pretha, Coordenadora Geral da Feira MA Preta.
Empreendedorismo Feminino – Os resultados alcançados pelo Sebrae são expressivos, com mais de 16,9 milhões de mulheres atendidas nacionalmente nos últimos anos. No Maranhão, 41,15% dos empreendimentos são liderados por elas. A presença feminina se destaca em diversos setores, com predominância no comércio.