“Agora é a vez da agricultura”, esse é o nome do projeto que garantiu ao município de Maracaçumé, o prêmio na categoria “Inclusão Produtiva” do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A premiação ocorreu no último dia 09, durante a cerimônia de abertura do evento “Transformar juntos”, em São Luís.
O objetivo do projeto vencedor é organizar, qualificar e acompanhar pequenos produtores em suas propriedades, gerando renda e elevando o grau de conhecimento de suas atividades, a fim de inseri-los em programas institucionais.
O projeto fomentou a regularização de terras, promoveu assistência técnica e a criação de espaço de comercialização para agricultores familiares, produtores rurais, com foco especial na juventude e nas mulheres, visando a igualdade de oportunidades, inclusão, transformação e integração desse público.
“Me sinto muito feliz em poder contribuir para o melhoramento das condições de vida do nosso pequeno produtor. Através de programas de inclusão produtiva desenvolvidos pela secretaria de agricultura, temos alcançado o nosso objetivo. Esse prêmio do SEBRAE é resultado de um trabalho feito com muito amor e compromisso com o nosso povo”, afirma Ruzinaldo Guimarães de Melo, prefeito de Maracaçumé.
Outros municípios
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é uma iniciativa pela qual o Sebrae reconhece boas práticas de gestão das prefeituras em vários eixos de atuação. A premiação deste ano contou com a participação de 71 prefeituras, que inscreveram 101 iniciativas em dez categorias distintas. Entre os finalistas, 47 projetos receberam certificação durante a solenidade de premiação, dos quais 23 foram consagrados como vencedores.
Prefeitura de Matinha ficou em 2º lugar na categoria Prefeitura Empreendedora
A Regional do Sebrae Santa Inês, teve ainda os municípios de Santa Luzia do Paruá, Viana e Matinha premiados no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE).
“Para nós do Sebrae Santa Inês é uma satisfação ver o resultado dessa premiação porque reflete todo o esforço das prefeituras que estão alinhadas conosco para trazer o desenvolvimento através do viés do empreendedorismo. As iniciativas tanto de Maracaçumé quanto de Viana, Matinha e de Santa Luzia do Paruá, trazem resultados concretos para os beneficiários. Para nós, cada prefeitura que participou saiu vencedora deste certame, pois os resultados dos projetos estão aí para demonstrar. Agora, a gente espera que Maracaçumé vá a nível nacional, e nos traga esse prêmio que abrilhanta cada vez mais o trabalho de todos nós que estamos envolvidos com a luta diária pelo empreendedorismo no Brasil”, pontua Maurício Lima, Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês.
Na categoria Sala do Empreendedor, o município de Santa Luzia do Paruá ficou em 2º lugar e Viana em 3º. Na Categoria Empreendedorismo Rural, Santa Luzia ficou em 3º lugar. Na Categoria Cidade Empreendedora, o município de Matinha ficou em 2º lugar.
“Desenvolvemos inúmeras ações em vários eixos do programa cidade empreendedora, alcançando mais de 38% da nossa população em todas as ações realizadas. Então, nós estamos muito gratos a Deus nesse momento, que Deus abençoe o nosso trabalho, a nossa população. Estamos muito gratos aos nossos empreendedores que trabalham diuturnamente para que o nosso município se desenvolva e a nossa economia local fique mais forte”, agradece Linielda de Eldo, prefeita Municipal de Matinha.
Transformar Juntos Maranhão
O XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora abriu as atividades do Transformar Juntos Maranhão, evento do Sebrae, realizado em parceria com o Governo do Estado, que discutiu políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios. Enfocando cultura, integração e potencialidades do estado, a abertura reuniu cerca de 1200 pessoas no auditório Darcy Ribeiro, do Multicenter Negócios e Eventos, entre convidados, autoridades e parceiros do Sebrae.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, considera o Transformar Juntos um marco. “Ao reunir e conectar os principais atores do desenvolvimento local, damos importante contribuição institucional, fortalecendo relacionamentos e ampliando o potencial de atuação de cada instituição e segmento aqui representados”, enfatiza o dirigente.
O vice-governador Felipe Camarão, que também participou da abertura do evento, representando o governador Carlos Brandão, mencionou em seu discurso as Salas do Empreendedor e o Cidade Empreendedora, ações realizadas em parceria com o Sebrae, além de ações estruturantes do governo, como estradas de acesso a pólos turísticos. “O Transformar Juntos é isso, um esforço de pensar juntos e compartilhar soluções, cada um fazendo a sua parte. O maranhense merece empreender e viver em um estado próspero e desenvolvido”, reflete.