Já não é mais segredo pra ninguém que as redes sociais são muito importantes para as empresas. Seja para divulgar produto ou marca, aproximar o cliente ou criar um novo canal de atendimento, essas plataformas oferecem diversos benefícios para os negócios que querem ter visibilidade na internet. Mas, apenas ter um perfil ou fazer postagens não é garantia de sucesso nesse ambiente.
“Qual conteúdo postar? Como vou atingir meu público? Qual a melhor forma de divulgar meu negócio? É mesmo necessário investir na gestão das redes?”. Esses foram alguns questionamentos da empreendedora e fisioterapeuta Nayara Xavier, quando entendeu que as redes sociais poderiam ser um grande aliado do seu negócio.
Proprietária do “Studio Nayara Xavier”, em Caxias, a empreendedora abriu seu primeiro estúdio em março de 2020. Em fevereiro de 2022, quando deu início à filial, buscou o Sebrae em busca de conhecimento sobre a gestão do negócio. “O empreendedorismo é um desafio e por mais que tenhamos o conhecimento da profissão em si, é muito diferente gerir um negócio, por isso fiz alguns cursos no Sebrae. Depois conheci o ALI e fiquei muito feliz com a proposta do programa, vendo como ele poderia me ajudar a consolidar ainda mais o meu negócio”, disse a fisioterapeuta.
No período de fevereiro a julho de 2023, Nayara foi atendida pelo “ALI Transformação Digital”, um programa executado pelo Sebrae Maranhão onde Agentes Locais de Inovação acompanham a empresa in loco, com orientações sob medida para apoiar a implantação das melhores práticas de mercado. “Nossa proposta é levar a inovação para dentro da empresa, fazendo com que ela se torne mais digital e produtiva e, consequentemente, aumentar o faturamento do negócio”, explicou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.
Planejando a presença digital – Durante o acompanhamento, por exemplo, Nayara aprendeu sobre a importância de se manter nas redes sociais e a realizar o planejamento das postagens. E, ainda, como utilizar o conhecimento para ter mais criatividade. “Eu mesma aprendi a produzir flyer e fazer as postagens periodicamente, usando o feed e stories, sempre pensando em algo criativo, que chamasse atenção para os serviços que oferecemos. E deu muito certo, porque não só ganhamos mais seguidores, como principalmente captamos mais clientes, que começaram a acompanhar nosso trabalho”, destacou a empreendedora.
Atualmente, Nayara possui dois estúdios, oferecendo os serviços de pilates, fisioterapia pélvica, estética facial e corporal. “A divulgação nas redes sociais deu tão certo que hoje já investimos em profissionais qualificados para fazer a gestão das redes, pois além de não ter mais tempo para esse trabalho, também queremos oferecer conteúdos melhores para os nossos seguidores. As redes também trouxeram novos clientes e por isso já planejamos abrir uma segunda filial do estúdio”, comemorou.
Além das ações de Planejamento de Marketing, a empreendedora também recebeu orientações quanto ao Planejamento de Gestão e Implementação de ERP, um sistema de software que ajuda a administrar toda a empresa, oferecendo suporte à automação e aos processos de finanças, recursos humanos, produção, cadeia de suprimentos e serviços.
“ Fazemos quatro anos de Studio Nayara Xavier neste 26 de março e sou muito grata ao Sebrae e ao programa ALI pelo acompanhamento e por ter contribuído com o crescimento do meu negócio. Gerir um negócio não é fácil e precisamos sempre estar nos reinventando, por isso é tão importante buscar parcerias que nos ajudem a crescer e nos fortalecer no mercado”, concluiu Nayara Xavier.