ASN MA
Compartilhe

ALI Rural: Sebrae promove encontro de agricultores e estudantes para discutir sobre a cadeia produtiva da mandioca

IFMA, IEMA, Banco do Nordeste e prefeituras são parceiras do evento, que uniu técnica e experiência, em um ambiente de construção do conhecimento
Por Assessoria de Comunicação
ASN MA
Compartilhe

O Encontro Coletivo do ALI Rural, realizado pelo Sebrae, aconteceu nesta terça-feira, 19, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cururupu. O evento reuniu mais de 50 pessoas, entre elas produtores, estudantes, representantes do Banco do Nordeste, IFMA, IEMA, poder público municipal (de Mirinzal, Alcântara e Cururupu).

Atualmente o Sebrae atende 15 agricultores em Cururupu e Mirinzal, que têm recebido orientação e acompanhamento para o fortalecimento da produção da mandioca na região. O evento promoveu um debate sobre as demandas dos produtores e também ofereceu conhecimento técnico sobre o manejo da mandioca, com a palestra Farinha de Mandioca: do Cultivo ao Beneficiamento, ministrada pelo consultor Adriano Mafra.

Na programação teve ainda orientações sobre a captação de crédito com a participação do Gerente do Banco do Nordeste (Agência de Pinheiro), Antônio Carlos Gonçalves.

Produtora participando do encontro ALI Rural.

Reginaldo Romeu, produtor de Cururupu, sempre trabalhou com agricultura. Ele reconhece que é um trabalho difícil quando não tem a orientação certa e viu nesse Encontro a oportunidade de conseguir a ajuda que precisa.

“Esse momento aqui nos ajuda a melhorar a nossa produção porque orienta e ensina como a gente pode fazer as coisas melhor. Eu tenho 10 filhas, nenhuma delas ficou na agricultura, todas têm outros empregos, fico feliz com isso, mas quero continuar vivendo da terra, para isso, precisamos melhorar. A gente ainda trabalha no toco, então com outras formas de cultivar, a nossa produção poderia ser maior e mais fácil,” contou Reginaldo.

Produtores durante discussão sobre a cadeia produtiva da mandioca.

A estudante de Engenharia Agrícola do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Mirian Araújo Santos, vê em encontros como esse a oportunidade de conhecer mais sobre a agricultura familiar e diz ter ficado interessada nas técnicas que aprendeu.

“Eventos como esse são essenciais porque na nossa região temos muitos agricultores e pescadores, que por vezes não têm os conhecimentos necessários para manter sua produção e eu espero que mais eventos como esse aconteçam. Esse incentivo à agricultura é fundamental, porque temos o resultado do trabalho dela todos os dias na nossa mesa”, relatou a estudante.

Palestra Farinha de Mandioca: do cultivo ao beneficiamento

A participação de jovens em eventos voltados para o fortalecimento da agricultura familiar é fundamental para incentivar o retorno dos produtores às suas atividades e conquistar cada vez mais novos empreendedores que queiram criar negócios no Agro. O objetivo principal é fortalecer as cadeias produtivas, aumentando a produtividade e em consequência disso promovendo o desenvolvimento social e econômico da região.

“O Encontro Coletivo do ALI RURAL é um encontro para troca de experiências entre os produtores que participam do programa e também instituições que queiram contribuir, eles têm essa oportunidade de discutir sobre temas relevantes, como a parte técnica da mandiocultura, sobre crédito com o apoio do gerente do Banco do Nordeste. Esses assuntos foram temas que durante os primeiros encontros constatamos que eram necessários ter palestras, para que eles pudessem ter essas informações. Ficamos felizes em ver a quantidade de pessoas que compareceram”, disse Raphaella Castro, gestora do ALI RURAL E AGRONORDESTE.

O ALI RURAL

O Programa ALI Rural é destinado aos empreendimentos do agronegócio que buscam inovação e desenvolvimento sustentável. Durante oito meses, um Agente Local de Inovação realiza um diagnóstico, apresenta soluções, acompanha a aplicabilidade realizada pelo produtor rural ou empresário e mensura os resultados por meio do aumento do faturamento, redução dos custos e aumento da produtividade.

  • #culturaempreendedora
  • #economiaprodutiva
  • #inovaçãonoagro
  • #mandioca
  • #mandiocultura