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Sebrae Santa Inês capacita Agentes de Desenvolvimento das Salas do Empreendedor

A Capacitação beneficia empreendedores atendidos nas regiões do Vale do Pindaré, Baixada Ocidental, Alto Turi e Gurupi
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
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“Esses dois dias de capacitação foram muito proveitosos e excelentes para que a gente possa aprender cada vez mais e prestar um serviço de qualidade para os empreendedores do nosso município”, é o que afirma o Agente de Desenvolvimento de Santa Luzia, Wilckson Ferreira.

Wilckson é um dos 13 agentes que participaram da Capacitação sobre o Selo Sebrae Referência em Atendimento, realizada nos dias 5 e 6 de março, em Santa Inês. A ação é uma iniciativa do Sebrae em parceria com as Salas do Empreendedor, visando fortalecer e qualificar a Rede Parceira, com foco no atendimento das Salas. Em 2023, no Maranhão, as 158 Salas do Empreendedor ativas realizaram quase 60 mil atendimentos, registrando um crescimento de 59% em relação a 2022.

Além de Santa Luzia, estiveram presentes Agentes de Desenvolvimento – AD, que atuam nos municípios de Carutapera, Matinha, Igarapé do Meio, Santa Luzia do Paruá, Tufilândia, Governador Nunes Freire e Centro do Guilherme.

“A capacitação visa justamente aprimorar a qualidade no atendimento das Salas do Empreendedor, em especial as instaladas na área de abrangência da Unidade de Negócios de Santa Inês. Além disso, os agentes foram instruídos a desenvolver habilidades para conseguir trilhar e obter êxito na obtenção do Selo Sebrae 2024”, afirma o gestor das Salas do Empreendedor Unidade do Sebrae em Santa Inês, Daniel Pereira.

“A Sala se inscreve e, logo depois de inscrita, vem esse momento de planejamento, onde são repassadas todas as regras dispostas no regulamento do Selo, e também participam da elaboração de um plano de ação para a obtenção do Selo. Nesse plano de ação, apresentamos os sete pilares e os 17 critérios exigidos no certame”, afirma Magnólia Ewerton, coordenadora Estadual de Atendimento do Sebrae.

Os critérios exigidos para o alcance do Selo são qualitativos e quantitativos, sendo eles: Qualidade no atendimento remoto, Gestão, Oferta/Realização de Soluções, Ambiente de Negócios, Infraestrutura, Presença Digital, Cobertura e Produtividade. A Capacitação Selo Sebrae em Referência em Atendimento será realizada em todas as regionais do Sebrae no Maranhão.

“É de grande importância essa capacitação, porque nos esclarece dúvidas que temos no dia a dia e ajuda a melhorar o nosso atendimento. É um momento onde o Sebrae nos dá mais uma vez todo suporte para chegarmos à premiação Ouro, e quem sabe, à categoria Diamante, explica Patrícia Pessoa, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Governador Nunes Freire.

Números – No ano de 2022, no Maranhão foram 65 salas inscritas e 22 salas premiadas. As categorias de concessão do Selo são três, com abrangência estadual – Bronze, Prata e Ouro e uma nacional, a categoria Diamante. No ano de 2022, na Regional, na área de atuação do Sebrae Santa Inês, as Salas do Empreendedor de Santa Luzia do Paruá e Governador Nunes Freire ganharam o Selo Prata; Viana ganhou o selo Bronze, e Matinha, conseguiu a premiação Ouro. Em 2023, no Maranhão, foram 112 Salas inscritas, que aguardam a premiação, prevista para o final do mês de março.

“As salas do Empreendedor são uma espécie de extensão do Sebrae, em parceria com as prefeituras. São os nossos parceiros que conseguem chegar nos mais diversos territórios maranhenses. Hoje, já contamos com 158 salas abertas, sendo 151 ativas. Então, é indispensável reconhecer o trabalho que esses parceiros fazem no desenvolvimento local em cada território maranhense”, conclui Magnólia Everton.