Realizada a Jornada Pedagógica de Açailândia, cerca de 576 km distante da capital São Luís. Com o tema “Saberes e Fazeres da Gestão Escolar e da Sala de Aula que Garantem o Direito de Aprender”, o evento contou com a parceria do Sebrae, que além de oferecer um espaço de acolhimento e explicações sobre metodologias da Educação Empreendedora, também proporcionou uma palestra da gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial, Hildenê Maia.
Mais de mil professores participaram da jornada, a qual teve por objetivo elevar a qualidade da educação municipal. Além de capacitar os profissionais para promover o desenvolvimento das múltiplas habilidades dos alunos, indo ao encontro das ações realizadas pelo Sebrae em todo Maranhão, para levar novas aprendizagens ao ambiente escolar.
Dos 217 municípios maranhenses, o Sebrae já implementou soluções de Educação Empreendedora em 209, a exemplo de Açailândia. Neste território, está em andamento a aplicação do JEPP nas escolas municipais Tânia Leite e Gonçalves Dias. Esta última, inicia os trabalhos após o Carnaval, para estudantes do primeiro ao quinto ano.
A coordenadora pedagógica da Escola Gonçalves Dias, Antônia Trovão, pontuou sobre esse momento coletivo de conhecimento das práticas da educação empreendedora e ressaltou a importância da integração do projeto ao currículo escolar, visando alinhar as atividades às habilidades já previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), garantindo uma abordagem integrada e eficaz.
“Nós estamos com uma expectativa alta, porque pela análise pedagógica o material do Sebrae é riquíssimo. Além disso, as escolas ainda são carentes dessa questão do empreendedorismo, apesar da BNCC já trazer essa realidade. Então o projeto vem na finalidade de suprir essa necessidade. E ainda trabalhar com parceiros que são referência, como o Sebrae, nos deixa muito feliz”, afirmou a coordenadora.
Ela explicou ainda como será a implementação do JEPP na escola. “Iremos sentar com os professores e vamos fazer uma análise das habilidades que nós já trabalhamos, de acordo com a BNCC. Desta forma, cada livro vai ser implementado dentro da unidade curricular que o professor já trabalha. Ou seja, ele já vai trabalhar dentro do horário de aula dele, dentro daquela expectativa, daquela habilidade”. Então, isso é extremamente positivo”, disse Antônia Trovão.
RESULTADOS
Durante a palestra, a gerente Hildenê Maia apresentou o trabalho executado pelo Sebrae ao longo dos 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), bem como a atuação, abordagem territorial e metodologias. Destaque ainda para os desafios e prêmios do programa, a exemplo do Liga Jovem e o Prêmio Educador Transformador.
No Maranhão, o Sebrae já levou soluções do PNEE a todas regiões, beneficiando mais de 340 mil alunos e quase 25 mil professores. A nível de Brasil, estes números do programa somam mais de 2 milhões de pessoas atendidas.
“Compreendemos que todos podem desenvolver o comportamento empreendedor e nós temos ferramentas para contribuir com esse processo. Nas escolas, são trabalhadas competências de comunicação, maturidade emocional, liderança, planejamento, entre outras abordagens, de forma transversal, conforme a BNCC”, pondera a gerente Hildenê Maia.
A gerente explicou, ainda, que este ano a meta é chegar aos 217 municípios maranhenses. “Acreditamos que a Educação Empreendedora transforma vidas, e estamos trabalhando fortemente para isso. Então, a parceria com os gestores municipais é fundamental”, ratifica.
Karla Nascimento, secretária de educação de Açailândia, agradeceu o trabalho conjunto com o Sebrae não só na realização da jornada pedagógica, mas também relembrou outras parcerias locais. A exemplo da educação empreendedora aplicada para o ensino de jovens e adultos do município.
O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro, pontuou os bons resultados com a escola municipal Tânia Leite, em que o JEPP é trabalhado do 6º ao 9º ano. “Não temos dúvidas que com a Gonçalves Dias também será um sucesso. Ainda esse ano faremos tratativas, com intuito de ampliar o número de atendimentos”, disse.
UNDIME
Em seu compromisso contínuo de fortalecer parcerias institucionais em prol do desenvolvimento educacional e empreendedor, o Sebrae realizou, ainda, uma reunião estratégica com a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Karla Janys Lima Nascimento, na cidade de Açailândia.
Representando o Sebrae, o encontro contou com a presença da gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial, Hildenê Maia, do gerente da Unidade de Negócios de Açailândia, Breno Soeiro, da coordenadora estadual da Educação Empreendedora, Mayna Braga e do gestor Reginaldo Medeiros.
A Undime desempenha um papel fundamental ao reunir gestores dos 5.568 municípios brasileiros, promovendo reuniões, seminários e fóruns para buscar e disseminar informações e formações entre todas as secretarias municipais de educação, dirigentes e equipes técnicas.