ASN MA
Compartilhe

Educação Empreendedora é um dos destaques da Jornada Pedagógica de Açailândia

Evento reuniu mais de 1.000 professores com foco de elevar a qualidade da educação municipal e capacitar os profissionais para promover o desenvolvimento das múltiplas habilidades dos alunos
Por Ascom Sebrae
ASN MA
Compartilhe

Realizada a Jornada Pedagógica de Açailândia, cerca de 576 km distante da capital São Luís. Com o tema “Saberes e Fazeres da Gestão Escolar e da Sala de Aula que Garantem o Direito de Aprender”, o evento contou com a parceria do Sebrae, que além de oferecer um espaço de acolhimento e explicações sobre metodologias da Educação Empreendedora, também proporcionou uma palestra da gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial, Hildenê Maia.

Mais de mil professores participaram da jornada, a qual teve por objetivo elevar a qualidade da educação municipal. Além de capacitar os profissionais para promover o desenvolvimento das múltiplas habilidades dos alunos, indo ao encontro das ações realizadas pelo Sebrae em todo Maranhão, para levar novas aprendizagens ao ambiente escolar.

Dos 217 municípios maranhenses, o Sebrae já implementou soluções de Educação Empreendedora em 209, a exemplo de Açailândia. Neste território, está em andamento a aplicação do JEPP nas escolas municipais Tânia Leite e Gonçalves Dias. Esta última, inicia os trabalhos após o Carnaval, para estudantes do primeiro ao quinto ano.

A coordenadora pedagógica da Escola Gonçalves Dias, Antônia Trovão, pontuou sobre esse momento coletivo de conhecimento das práticas da educação empreendedora e ressaltou a importância da integração do projeto ao currículo escolar, visando alinhar as atividades às habilidades já previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), garantindo uma abordagem integrada e eficaz.

“Nós estamos com uma expectativa alta, porque pela análise pedagógica o material do Sebrae é riquíssimo. Além disso, as escolas ainda são carentes dessa questão do empreendedorismo, apesar da BNCC já trazer essa realidade. Então o projeto vem na finalidade de suprir essa necessidade. E ainda trabalhar com parceiros que são referência, como o Sebrae, nos deixa muito feliz”, afirmou a coordenadora.

Ela explicou ainda como será a implementação do JEPP na escola. “Iremos sentar com os professores e vamos fazer uma análise das habilidades que nós já trabalhamos, de acordo com a BNCC. Desta forma, cada livro vai ser implementado dentro da unidade curricular que o professor já trabalha. Ou seja, ele já vai trabalhar dentro do horário de aula dele, dentro daquela expectativa, daquela habilidade”. Então, isso é extremamente positivo”, disse Antônia Trovão.

A gerente Hildenê Maia apresentou o trabalho executado pelo Sebrae ao longo dos 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE).

RESULTADOS

Durante a palestra, a gerente Hildenê Maia apresentou o trabalho executado pelo Sebrae ao longo dos 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), bem como a atuação, abordagem territorial e metodologias. Destaque ainda para os desafios e prêmios do programa, a exemplo do Liga Jovem e o Prêmio Educador Transformador.

No Maranhão, o Sebrae já levou soluções do PNEE a todas regiões, beneficiando mais de 340 mil alunos e quase 25 mil professores. A nível de Brasil, estes números do programa somam mais de 2 milhões de pessoas atendidas.

“Compreendemos que todos podem desenvolver o comportamento empreendedor e nós temos ferramentas para contribuir com esse processo. Nas escolas, são trabalhadas competências de comunicação, maturidade emocional, liderança, planejamento, entre outras abordagens, de forma transversal, conforme a BNCC”, pondera a gerente Hildenê Maia.

A gerente explicou, ainda, que este ano a meta é chegar aos 217 municípios maranhenses. “Acreditamos que a Educação Empreendedora transforma vidas, e estamos trabalhando fortemente para isso. Então, a parceria com os gestores municipais é fundamental”, ratifica.

Karla Nascimento, secretária de educação de Açailândia, agradeceu o trabalho conjunto com o Sebrae não só na realização da jornada pedagógica, mas também relembrou outras parcerias locais. A exemplo da educação empreendedora aplicada para o ensino de jovens e adultos do município.

O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro, pontuou os bons resultados com a escola municipal Tânia Leite, em que o JEPP é trabalhado do 6º ao 9º ano. “Não temos dúvidas que com a Gonçalves Dias também será um sucesso. Ainda esse ano faremos tratativas, com intuito de ampliar o número de atendimentos”, disse.

O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro, destacou os bons resultados do JEPP no Município

UNDIME

Em seu compromisso contínuo de fortalecer parcerias institucionais em prol do desenvolvimento educacional e empreendedor, o Sebrae realizou, ainda, uma reunião estratégica com a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Karla Janys Lima Nascimento, na cidade de Açailândia.

Representando o Sebrae, o encontro contou com a presença da gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial, Hildenê Maia, do gerente da Unidade de Negócios de Açailândia, Breno Soeiro, da coordenadora estadual da Educação Empreendedora, Mayna Braga e do gestor Reginaldo Medeiros.

A Undime desempenha um papel fundamental ao reunir gestores dos 5.568 municípios brasileiros, promovendo reuniões, seminários e fóruns para buscar e disseminar informações e formações entre todas as secretarias municipais de educação, dirigentes e equipes técnicas.

  • Educação Empreendedora
  • JEPP
  • jornada pedagógica