O Carnaval é a festa mais esperada do ano no Brasil. Mas, não é apenas um espetáculo de cores e ritmos, para muitos empreendedores, é a época de ouro para inovar, atrair clientes e garantir uma dose extra de alegria no caixa. Nos bastidores dessa festa, encontramos personagens apaixonados por empreender em meio à folia, cada um com sua história única de preparação e sucesso.
No período do Carnaval, a empresária Silvia Helena, proprietária de um armarinho, no município de Rosário, destaca a importância da antecipação na sua preparação. “O ano inteiro é uma jornada, mas o Carnaval é nosso grande momento. Começamos a selecionar os materiais, os produtos e as fantasias meses antes, sempre atentos às tendências”, ressaltou a empreendedora.
Na área de serviços como da Estética e Beleza, os empresários também se preparam para o período carnavalesco. “Somos bastante demandados nessa época. Homens e, principalmente as mulheres, querem estar bem no período momesco que é uma época de muita beleza”, destacou a empresária Lorena Benvindo, proprietária da Estática Avançada Lorena Benvindo, também de Rosário.
Além das ruas, a presença digital é estratégica, como conta a esteticista, “As táticas que eu estou usando nesse carnaval para destacar e atrair os clientes é através das redes sociais. Uso o Instagram e as demais redes como minhas aliadas na divulgação das promoções da estética. Então eu sempre estou mandando fotos para as minhas clientes para atraí-las e as convido para vir aqui no espaço. Essa é uma forma que eu sempre utilizo e graças a Deus sempre dá certo”, pontuou Lorena que também falou sobre a importância de adquirir conhecimento, “O Sebrae e a Sala do Empreendedor me ajudou muito a abrir a minha empresa, os cursos de empreendedorismo também vem ajudando muito e são extremamente importantes, não só a minha área, mas como para várias outras pessoas”, destacou.
Já a empresária Silvia Helena, aposta na criatividade das vitrines e da exposição de artigos, “A criatividade é o segredo, trago novidades a cada ano para atrair a atenção dos foliões porque as pessoas buscam exclusividade enquanto celebram a alegria. Por isso, preparamos estoque para a demanda que é muito boa aqui no nosso armarinho. Aprendemos muito sobre isso nos cursos sobre estoque e gestão que são ofertados pelo Sebrae na Sala do Empreendedor e seguimos à risca”, conta a empresária.
Dessa forma, enquanto as multidões se deixam levar no ritmo contagiante do Carnaval, nos bastidores, empreendedores como Silvia Helena e Lorena Benvindo escrevem histórias de sucesso, transformando a folia em oportunidade de negócios. “O Carnaval, afinal, é muito mais do que uma festa, é um espetáculo empreendedor que colore o cenário econômico brasileiro a cada ano”, afirma Lorena Bonfim.
-
-