A cada novo ano, novas metas são traçadas, e uma delas pode ser tirar do papel o sonho de empreender. Segundo o DataSebrae, até o dia 9 de dezembro de 2023 foram abertos no Maranhão 48.995 mil novos pequenos negócios no ano passado, 957 deles somente em Açailândia, totalizando 264.719 pequenas empresas ativas no estado, sendo 5.385 em Açailândia. Mas para construir um empreendimento de sucesso não basta ter um CNPJ. É essencial investir em conhecimento e planejamento.
Primeiro é necessário fazer uma pesquisa de mercado detalhada para entender as necessidades dos clientes, analisar a concorrência e identificar as oportunidades, orienta o gestor de projetos da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Rhaufe Fonseca. Essas informações vão subsidiar a elaboração do plano de negócio, documento que vai direcionar as atividades da empresa. Aprender como fazer o controle gerencial das receitas e despesas também é essencial.
O gestor de projetos do Sebrae destaca ainda que o empreendedor precisa ter ou desenvolver boa capacidade de adaptação para que o negócio prospere: “entender o que o cliente procura, como o mercado está evoluindo, quais são as tendências do setor e principalmente sempre estar inovando para não ficar na mesmice e acabar fechando o negócio”. As consultorias e capacitações promovidas pela instituição — muitas delas sem custo para o empreendedor — costumam ajudar nesse sentido.
Parceria de sucesso — O empreendedor Rafael Brito é fundador da Knolas Facas, negócio familiar de cutelaria em Açailândia com foco na produção artesanal e personalizada, privilegiando o uso de matérias-primas regionais. Em 2017, quando abriu a empresa, ele não tinha conhecimento sobre como gerir o empreendimento, mas no ano seguinte decidiu buscar o Sebrae para receber orientações.
“O Sebrae entrou na nossa vida em 2018 e foi dando aquela assessoria. Aí começamos a profissionalizar o negócio. O Sebrae contribuiu conosco com apresentação em feira, rodada de negócio, trazendo inovação também. Temos muito orgulho de ter o Sebrae como parceiro”, relembra Rafael. Ainda segundo ele, a participação nessas ações tem contribuído para a divulgação dos produtos, que possuem um público bem específico.
Série Especial — Para você, empreendedor que está iniciando um negócio e deseja saber mais sobre Como Começar Bem, consulte uma série de matérias especiais sobre o tema, produzidas pelo Sebrae no Maranhão (https://ma.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/comecar-do-jeito-certo-e-fundamental-para-quem-quer-iniciar-no-mundo-dos-negocios/). E conheça também histórias de empreendedores que estão tirando suas ideias de negócios do papel, com mais segurança e cuidado.