Em Pinheiro, no estado do Maranhão, a cabeleireira Maria Antonia está no mercado há mais de 20 anos, atuando hoje com o salão Antonia Instituto de Beleza, em uma emocionante jornada como empreendedora. Há oito anos, formalizada como MEI, ela vem desenvolvendo seu salão com o apoio do Sebrae, internalizando a ideia de que orientação faz toda a diferença em cada passo do negócio. “Se logo no começo, eu tivesse tido esse apoio do Sebrae, teria sido mais fácil”, conta ela.
A necessidade de orientação surgiu para Maria Antonia à medida em que a empresa ia crescendo. Nesse caminho, várias dificuldades e alguns errinhos pareciam impedir o negócio de crescer e se fortalecer. Foi aí que entrou em cena o Sebrae e a ajuda de consultores que ajudaram, com orientação, a fortalecer o negócio. Ela, que sofria para organizar as contas e separar o dinheiro do negócio da parcela destinada para o sustento próprio, fez cursos, procurou consultorias e viu o faturamento aumentar em cerca de 40%, aprendendo tudo o que podia sobre gestão e controles financeiros. Com isso, agora em 2024, vendo que entre as tendências de mercado está o crescimento do segmento de beleza, ela se sente mais preparada para tomar decisões assertivas, que farão a diferença na consolidação do empreendimento.
Capacitação e controles financeiros se tornam fatores de sucesso
Maria Antonia personifica um conjunto de empreendedores que, em todo o Brasil, ou fracassam por não terem buscado capacitação na hora certa ou demoram para ter o retorno do investimento feito, justamente por falta do preparo adequado, buscando o apoio de quem pode ajudar.
“A partir do momento que eu conheci o Sebrae, tudo mudou. Minhas vendas melhoram, a forma de trabalho mudou e comecei a pensar no investimento na fachada de forma planejada. Passei a ter o retrato do negócio, com o controle financeiro, visualizando entradas e saídas, algo que eu tinha muita dificuldade e superei com a ajuda dos cursos, das orientações recebidas, hoje consigo gerir o negócio com mais tranquilidade. Anoto tudo, com bastante organização e cuidado, explica Maria Antonia.
Segundo a analista da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Raphaella Castro, orientação faz toda a diferença nos estágios iniciais de um negócio.
“Muitas vezes, os empresários iniciantes estão focados na ideia do negócio, e podem não ter a expertise necessária em áreas fundamentais, como o planejamento financeiro, análise de mercado e desenvolvimento de estratégias de crescimento. É aí que entra a importância de buscar orientação especializada”, reforça ela.
Muitos maranhenses diferente da Dona Maria Antonia, que segue com seu negócio em pleno crescimento, ainda vivem a expectativa de realizar o sonho de ter o seu próprio negócio, mas sabem que empreender não é uma tarefa fácil, principalmente quando não há planejamento. O Sebrae é a alternativa certa de parceria para o enfrentamento dos desafios que podem impactar o sucesso e a saúde financeira da empresa.
O Sebrae
Empreendedores da Baixada e região, podem encontrar apoio semelhante ao obtido por Maria Antonia na Unidade de Negócios de Pinheiro, nas 21 Salas do Empreendedor instaladas na região, no Portal do Sebrae (https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/) ou na Plataforma de Cursos Gratuitos online.
O Sebrae atua incentivando o empreendedorismo, apoiando o crescimento de micro e pequenas empresas, oferecendo soluções como consultorias, cursos e capacitações, desenvolvendo conteúdos e ferramentas para transferência de conhecimento a esses empreendedores. O Sebrae também faz parcerias com bancos, cooperativas, órgãos do governo, universidades, prefeituras, governos estaduais e federal e outras entidades privadas com o objetivo de ampliar os seus serviços e facilitar o acesso de quem precisa.