ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae e Prefeitura de Santa Helena lançam primeira Sala do Empreendedor Digital da Baixada Maranhense

A Sala oferece diversos serviços online ao empreendedor, como formalização de empresas, alteração contratual, baixa empresarial, emissão da Declaração Anual e informações de Nota Fiscal
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Empreendedores de Santa Helena, especialmente micro e pequenas empresas e os MEI’s, passaram a contar com mais uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento empresarial do município. Trata-se da Sala do Empreendedor Digital, entregue no dia 8 de dezembro, fruto de parceria entre o Sebrae e a prefeitura local.

A cerimônia de lançamento atraiu convidados, como o gerente do Banco do Brasil, Francisco Santos de Oliveira; do Banco do Nordeste, Antônio Carlos Gonçalves de Abreu, o presidente da Associação Comercial de Santa Helena e Turilândia, Antônio Luís, consultores e técnicos do Sebrae e representantes da administração pública, como o secretário de Educação, Jeone Mayka, além da assessora Especial da Prefeitura, Nelba Ferreira, representando o prefeito Zezildo Almeida e de expressivo número de empresários e empreendedores do município.

Autoridades presentes no Lançamento da Sala do Empreendedor Digital de Santa Helena.

Idealizadas como locais de atendimento a empreendedores viabilizados pelas Prefeituras Municipais, as Salas do Empreendedor recebem apoio do Sebrae para execução de suas atividades. A Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro já implantou, em parceria com prefeituras da Baixada Maranhense, 21 Salas físicas, contemplando quase a totalidade dos municípios da área de abrangência da Unidade, que somam 25 no total. Em Santa Helena, o público terá o suporte da Sala do Empreendedor Digital, a primeira da região, cujo lançamento foi realizado esta semana.

“A Sala do Empreendedor Digital é uma ferramenta que vem facilitar o processo de abertura de empresas, o atendimento ao MEI e o preenchimento da declaração anual de faturamento, entre outros serviços. Todos os serviços prestados pela Sala do Empreendedor de forma presencial, o empreendedor terá acesso na Sala Digital. Então, isso para a gente é gratificante e queremos agradecer muito a parceria do Sebrae, que trouxe essa ferramenta para o nosso município. É mais um passo, mais uma conquista”, celebrou Ivonete Almeida, coordenadora da Sala do Empreendedor de Santa Helena/MA.

Desburocratizar – Com essa ferramenta agora disponível aos empreendedores de Santa Helena/MA, será possível desburocratizar e facilitar o acesso dos microempreendedores e empresários de pequenos negócios aos serviços ofertados de forma presencial, acelerando, por exemplo, pagamentos e o atendimento de demandas desse público. A Sala do Empreendedor Digital também visa aumentar o número de empresas formalizadas no município, facilitando a abertura do MEI no meio digital. José Ruben Nogueira é empreendedor em Santa Helena/MA e vê nessa plataforma inovação, facilidade e agilidade no atendimento.

“É uma satisfação ver essa inovação que vem para facilitar a vida da gente, para facilitar o negócio. Isso é bom demais, porque a gente se sente acolhido. Só tenho a agradecer. Eu digo sempre que os mecanismos de inovação estão aí para dar essa força, essa mobilidade maior, para fazer com que a gente consiga as coisas em um prazo bem menor,” afirmou José.

Antonino Luiz é o atual presidente da Associação Comercial de Santa Helena e Turilândia. Ele também esteve no lançamento da Sala e tem boas expectativas sobre essa nova modalidade de atendimento e serviços. “A expectativa que temos é que esse equipamento seja mais um recurso e uma opção para as pessoas que não têm como se deslocar do seu estabelecimento até a Sala do Empreendedor presencial. Elas, agora, têm a opção de ter o serviço de forma mais prática. A Associação Comercial recebe com alegria essa ferramenta que veio para ajudar a gente”, frisa o empresário.

Serviços oferecidos – Entre os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor Digital estão formalização de empresas, alteração de contratos, baixa empresarial, emissão de declarações, certidões, consultas, guias de pagamento dos impostos, informações diversas, atendimento, além de oportunidades de capacitação e orientações sobre formalização e gestão empreendedora.

Nayara Moreira, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, reconhece a importância dessa modalidade de atendimento. Para ela, ter um ambiente eletrônico à disposição facilitará a vida dos empreendedores.

“Essa conquista decorre da própria Sala do Empreendedor, como resultado do trabalho das agentes de desenvolvimento, que queriam trazer algo novo, uma inovação para o município. Elas identificaram a oportunidade de agregar serviços para a Sala física. A oportunidade foi trazer a Sala do Empreendedor Digital, para melhorar o acesso dos empreendedores a serviços que antes só eram acessados no ambiente físico. Então, essa é uma forma de agregarmos mais serviços, em um ambiente digital, que facilitará o dia a dia do empreendedor,” explicou a gerente.

Gerente da Unidade de Negócios de Pinheiro, Nayara Moreira, fala sobre a importância da Sala do Empreendedor Digital de Santa Helena

Ela lembra que, caso o empreendedor precise ou prefira o atendimento presencial, a Prefeitura de Santa Helena disponibilizou o espaço da Sala do Empreendedor, com serviços presenciais, na Avenida Duque de Caxias, no 2º piso da Rodoviária da cidade.