O grupo Mulheres de Negócios de Mirinzal buscou o apoio do Sebrae para fortalecer a luta em busca de motivar o protagonismo das mulheres empreendedoras do município. Essa parceria tem levado oportunidades e conhecimento às mulheres do grupo. No último sábado, 9 de dezembro, a parceria rendeu mais um fruto: o 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras de Mirinzal: uma noite especial, com a presença de dezenas de mulheres de idades diversas, com histórias fortes de luta e persistência, que se refletem no crescimento e diversidade de negócios no município.
Idayana Ferreira participou do Encontro realizado em Mirinzal. Ela tem seu próprio negócio e se emociona sempre que fala sobre o grupo. “Eesse projeto em parceria com o Sebrae era o que faltava para as mulheres de Mirinzal. Hoje, o que eu sinto, quero que outras sintam também. Eu pensava que o Sebrae era para quem tinha dinheiro, para quem já era empresária. Mas não! O Sebrae está dando esse apoio para a gente crescer, caminhar. Eu me sentia tão pequenininha antes. Mas, com o apoio delas e do Sebrae, a gente percebe que, por menor que a gente se sinta, somos capazes. Eu indico participar do grupo, porque aí as mulheres vão perceber que outras mulheres também estão na mesma luta e juntas podemos mais. A mulher é capaz, ela pode fazer tudo o que ela quizer”, pontuou Idayana, que é artesã e empreendedora.
Futuro possível – Mirinzal é um dos municípios do Maranhão, localizado na Baixada Maranhense. Conta com cerca de 13.900 habitantes e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O trabalho desenvolvido pelo Sebrae junto a esse grupo de mulheres tem feito a diferença na vida delas e na economia do município, contribuindo com perspectivas para superação dos indicadores adversos, tendo o empreendedorismo como foco.
Durante o evento, a palestra da consultora do Sebrae, Rosário Barros, despertou o interesse das mulheres e as motivou a refletir sobre suas histórias e como podem ser protagonistas do próprio destino. A consultora acredita que após o encontro as mulheres estão mais preparadas para o futuro. “Elas saem do evento com os elementos para a construção de um futuro possível, concreto e de poder feminino, aptas a ajudar no desenvolvimento de suas famílias e comunidades. Essa é uma noite para ficar na história”, disse ela.
Dara Cristina Araújo é a líder do Grupo Mulheres de Negócios de Mirinzal. Foi ela a responsável pela mobilização das mulheres para que estivessem presentes no evento. Segundo ela, há uma busca pelo movimento, pois as mulheres estão sempre dispostas a participar dos eventos em busca de novos aprendizados.
“Este grupo surgiu da necessidade do nosso município de ter um ambiente de incentivo às mulheres. O Sebrae é um paizão pra gente, desde o início vem apoiando nosso grupo, com a oferta de cursos e materiais, o que faz com que o grupo tenha um respaldo maior. O Sebrae abre portas! Sempre incentivo as mulheres a se formalizar, a seguir em frente e buscar o crescimento. Elas sempre apoiam as ideias e é isso que nos motiva. Eu sinto uma gratidão enorme, por estarmos vivendo um propósito juntas, um sonho que não é só meu”, disse Dara.
Fortalecer o elo – A Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro vem trabalhando formas de fortalecer o protagonismo feminino e mostrar o poder da mulher empreendedora nos municípios em que atua. O foco são ações para fortalecer a gestão dos próprios negócios, capacitação, transmissão de conhecimentos e outras que se refletem no empoderamento e reconhecimento das próprias participantes como empreendedoras. Para isso, o recurso às parcerias que tenham objetivos em comum, tem sido importante. O 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras de Mirinzal é um exemplo dessa sinergia – o primeiro de muitos encontros que virão. O plano é manter o vínculo e fortalecer esse elo, gerando negócios e dinamismo na economia a partir da atuação dessas mulheres.
“É um momento muito especial esse encontro que celebra, junto com as mulheres de Mirinzal, um momento único de consolidação do Grupo de Mulheres Empreendedoras. O Sebrae está aqui para incentivar essas mulheres, fomentando o empreendedorismo e a economia da região. Esse é só o primeiro de muitos encontros que acontecerão a partir de agora, com essa parceria firmada entre Sebrae e as Mulheres de Negócios de Mirinzal”, disse Nayara Moreira, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, na conclusão do Encontro.