ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae apresenta ‘Gestão de Propriedade Rural’ na III Semana dos Engenheiros de Pesca do Maranhão realizada em Pinheiro

Evento aproxima alunos de produtores rurais, demonstrando a vivência real da profissão no campo de atuação
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Buscando intercâmbio entre produtores rurais, alunos e a academia e a transferência de conhecimentos para fortalecer a gestão da propriedade rural, o Sebrae participa da III Semana de Engenheiros de Pesca do Maranhão, que segue até o dia 15 de dezembro, em Pinheiro-MA.

A semana tem como tema “Pesca e Aquicultura na Baixada Maranhense: Avanços, Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento Regional”, sendo realizada pelo Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com o Sebrae e o CREAjr/MA.

“É importante esse momento porque fazemos a interação entre os alunos e o foco principal, que são os produtores aqui da região. Derrubamos muros de dificuldades de acesso entre o produtor e os nossos futuros profissionais, então a parceria entre a instituição e o Sebrae, juntamente com o CREAjr/MA é muito boa e a gente fica muito feliz em ver que tem a participação dos nossos alunos, professores e produtores,” explicou o coordenador do curso de Engenharia de Pesca da UFMA – Centro de Ciências de Pinheiro, o professor Iury Vinicius de Andrade Lopes.

O professor Iury é um dos organizadores do evento, que uniu alunos, professores e comunidade de produtores locais em um ambiente de construção de conhecimento e troca de experiências. O Sebrae é parceiro da instituição e contribuiu com o evento levando o Seminário ‘Gestão de Propriedade Rural’, tendo como foco a cadeia da piscicultura.

Professores da UFMA assistem e contribuem com as discussões propostas no Seminário do Sebrae.

A apresentação das orientações sobre a gestão da propriedade rural ficou a cargo da gestora do ALI Rural e Agro Nordeste do Sebrae em Pinheiro, Raphaella Castro. Ela falou sobre esse momento de troca de experiências. “A gente foi convidado pela Universidade Federal do Maranhão para falar sobre o trabalho do Sebrae, para falar sobre gestão que o foco principal do Sebrae e aí a gente trouxe a oficina “Como gerir a propriedade rural: tendo como cadeia a piscicultura que é o nosso foco, aqui a gente falou sobre os municípios e produtores que a gente atende como é o formato de planejamento e como é essa gestão dentro da Baixada e Litoral”, disse ela.

Objetivo – Concebido como estratégia de compartilhamento de ideias, descobertas e troca de experiências no campo da piscicultura, o evento apresentou o trabalho da Universidade no campo da pesquisa e extensão, proporcionando discussão sobre as perspectivas e soluções que contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável da cadeia da piscicultura, na região da Baixada e Litoral maranhense.

Gemerson Dias é aluno do curso de Engenharia de Pesca e viu no evento a oportunidade de aprender sobre seu campo de estudo. “O Sebrae veio trazer um pouco sobre o cotidiano, sobre como funciona a vida do produtor em campo. Daqui, eu estou levando conhecimento sobre plano de negócios, e sobre como gerir uma empresa, dar assistência e abordar o piscicultor de uma forma que gere confiança e ele possa assimilar conhecimentos que ajudem a melhorar suas atividades e sustentar o progresso da região”, afirmou o estudante.

Vanessa é piscicultora da região da Baixada Maranhense, ela é uma das clientes do Sebrae. A produtora destaca a importância do conhecimento para fortalecimento e modernização da propriedade rural, promovendo ganhos de produtividade.

“Eventos como esse fazem a gente se aproximar dos alunos da Engenharia de Pesca, futuros profissionais da área que irão atuar na nossa região. Nós já participamos de vários eventos promovidos (ou em parceria) pelo Sebrae. Isso traz uma gama imensa de conhecimento e interação, algo que não acontece no campo, mas nas discussões, o que modifica completamente a visão de como fazer e de como produzir. A gente acaba conhecendo inovações e novas tecnologias úteis no dia a dia. Vale muito a pena participar,” pontuou Vanessa.