O Sebrae no Maranhão é a instituição com o maior número de indicações na sétima edição do Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura (2023/2023), considerado o “Oscar do Turismo do Maranhão”. Entre as 22 categorias do prêmio, o Sebrae foi indicado em cinco Destaques, concorrendo por meio de técnicos ou de projetos e ações lideradas de impacto no turismo em todo o estado (clique aqui e participe da votação). Os vencedores da premiação serão conhecidos no dia 31 de janeiro, em cerimônia programada para o Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís.
No Destaque Governança/Conselho Destaque em 2023, o Sebrae concorre de maneira indireta, por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Luís, presidido pelo diretor Técnico da instituição, Mauro Borralho, em uma experiência inédita no Sistema Sebrae. Nessa mesma categoria, são concorrentes as Instâncias de Governança Lençóis e Delta, do Polo São Luís e Floresta dos Guarás, que tem o Sebrae como parceiro desde os primeiros passos da estruturação.
Estão indicados para o Destaque Personalidade do Turismo em 2023, o diretor Técnico Mauro Borralho e Flavia Nadler, coordenadora de Territórios Empreendedores, área que incorpora projetos de Turismo executados pelo Sebrae nos vários polos turísticos do estado. Ao lado de ambos, são concorrentes os empresários Ana Carolina Medeiros (Abav Nacional) e Edilson Baldez (Sistema Fiema).
Com a indicação de quatro projetos que tem participação do Sebrae, O Destaque Turismo, Inovação e Economia Criativa reúne as iniciativas Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, executado pela coordenação de Territórios Empreendedores; o Projeto Rota das Emoções e seus novos Desafios, no âmbito da Unidade de Negócios Lençóis-Munin, uma nova etapa de um dos roteiros mais procurados por turistas do mundo inteiro, que une os estados do Maranhão, Piauí e Ceará e os atrativos Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, a APA do Delta do Parnaíba, no Piauí; e o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará, abrangendo 14 municípios e beneficiando cerca de 700 empreendedores nos três estados.
Os outros dois concorrentes são o Circuito Agroturismo SLZ, uma experiência inédita no Polo São Luís, abrangendo os municípios de São Luís, Raposa, Paço Lumiar e São José de Ribamar, reunindo 11 empreendimentos e a oferta de experiências únicas, em uma articulação entre o turismo e a produção rural. Concluem o quadro de concorrentes as iniciativas para transformação de São Luís em Destino Turístico Inteligente (DTI), que contam com parceria com a Setur São Luís, o Sebrae Nacional e o BID. Essa iniciativa tem gerado transformações efetivas para o destino São Luís.
“Reconhecemos a importância da premiação no fortalecimento do turismo e parabenizamos a organização do Prêmio Cazumbá pelo esforço de consolidação dessa importante iniciativa. Ao dar visibilidade a diversos projetos e ações de várias instituições, de pessoas, instâncias de governança, profissionais e empreendimentos que se destacam nessa cadeia, o Prêmio evidencia o evidente potencial do Maranhão para o turismo. O Sebrae tem tido presença destacada na premiação e nesta sétima edição temos a alegria de ver o nosso trabalho reconhecido, com um número expressivo de indicações. Isso significa que nossa atuação, focada nas potencialidades dos territórios, tem sido identificada como relevante, a partir de resultados que estamos ajudando a gerar. Estamos na torcida e aguardando o resultado final”, comenta o diretor Técnico
Mobiliza SLZ – Concorrendo no Destaque Projeto/Evento Cultural, o Mobiliza SLZ pode tornar-se tricampeão do Prêmio Cazumbá, após ter vencido em 2021 e 2022.
Ao lado do Mobiliza, concorrem o Natal Iluminado (de Caxias-MA), o Expo Adventure (Agro Balsas) e o 2º Festival de Turismo de Aventura da Região do Munim, organizado pela Unidade de Negócios de Lençóis-Munim, que reuniu 80 atividades, nos municípios de Rosário, Axixá, Icatu, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Morros.
Também indicada no Destaque Assessoria de Comunicação ligada ao Turismo em 2023, a Assessoria de Comunicação e Eventos do Sebrae no Maranhão concorre com as assessorias da Setur/MA, do Senac e do Sistema Fiema. Em 2023, além do acompanhamento de missões técnicas como o 6º Salão de Turismo da Rota das Emoções, a 50ª Abav Expo & Collab, no Rio de Janeiro, entre outras, a ASCOM Sebrae gerou a disseminação de 408 conteúdos diretamente ligados ao turismo, entre produtos de redes sociais e mídias digitais, press releases, notas e entrevistas, contribuindo para o registro do bom momento do turismo no estado e fortalecimento dessa ampla cadeia de negócios.
Prêmio Cazumbá 2023/2024
Organizado pelo Jornal e Blog Cazumbá, a premiação se consolida pela relevância ao reconhecer boas iniciativas do turismo no Maranhão.
Este ano serão premiadas 22 categorias, entre instituições, técnicos, agentes, operadores, meios de hospedagem, equipamentos, profissionais, personalidades, iniciativas, projetos e negócios da cadeia turística de diversos portes, todos indicados pelo trade turístico local, por entidades empresariais, que atuam no turismo.
Nesta 7ª edição do Prêmio Cazumbá, os inscritos finalistas terão seus trabalhos avaliados também pelos links de site e presença digital (redes sociais) o que facilita a escolha por partes dos votantes.
Ao todo, foram 477 indicações em diversas categorias, vindas de todo o Maranhão. Após esta fase, os três nomes que tiveram mais indicações, somados a uma indicação do Cazumbá, formaram a lista de votação, que está aberta com participação popular até o dia 11/01.
São parceiros da premiação este ano, o Sesc-MA, FIEMA, Setur-SLZ, Fecomércio-MA, Sebrae-MA, Alvorada Motos, Encantes do Nordeste, Marencanto Turismo, Programa Nobre, Programa Mundo Passaporte, KAJU Soluções, Fernanda Napoleão, entre outros parceiros.