Na terça-feira (19), o Sebrae Maranhão organizou reunião entre lideranças do Litoral Ocidental Maranhense e a Secretaria de Cultura do Maranhão (SECMA), visando a elaboração de proposta de integração de festivais culturais para a região, de modo a fomentar a economia local através do estímulo à cultura, turismo e empreendedorismo. A agenda ocorreu na sede da SECMA, em São Luís (MA), onde o grupo foi recebido pelo secretário adjunto de Cultura do Estado, Abimael Berredo.
“A agenda foi muito produtiva. Entendemos o que podemos fazer, quais são os processos e os caminhos que precisamos percorrer. Por meio dessa união, desse trabalho conjunto que temos com os municípios, conseguiremos, sim, apresentar um projeto integrado e trazer uma programação cultural que possa se tornar um calendário dentro da nossa região”, avalia a gerente em exercício da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Nayara Moreira.
Conduzido pela representante do Sebrae, o encontro contou com a participação dos prefeitos Osvaldo Gomes e Amaury Almeida, dos municípios de Guimarães e Mirinzal, respectivamente; do secretário de Cultura e Turismo de Guimarães, Antônio Marcos Gomes; e do presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental Maranhense (Adere), José Pestana.
De acordo com o prefeito de Guimarães, a parceria com o Sebrae tem sido importante para a viabilização dessa e de outras iniciativas. “Ele é um facilitador de ações que beneficiam os municípios. Nesse momento, nós estamos na Secretaria de Cultura, e o Sebrae está fazendo essa articulação para que nós levemos mais cultura para os municípios do Litoral Ocidental, principalmente aqueles que têm uma cultura bem enraizada, como Guimarães, Cururupu, Mirinzal, que possuem tradições”, comenta o gestor.
Deliberações
Essa é a primeira reunião entre o grupo e a SECMA para discutir a criação de agenda cultural integrada para o Litoral Ocidental, e faz parte das ações de articulação do projeto LIDER, do Sebrae, que visa promover o desenvolvimento econômico sustentável da região. A partir desse encontro, o Sebrae vai agendar uma nova reunião com os prefeitos da região para alinhamento dos projetos culturais que serão desenvolvidos em conjunto pelos municípios.
A proposta será submetida ao Governo do Estado por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Floresta dos Guarás (Conguarás). O Conguarás é composto pelos gestores públicos dos 11 municípios do Litoral Ocidental Maranhense, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região.