Estudantes da rede municipal de Porto Franco, cerca de 100 km de Imperatriz, vivenciaram um ano letivo em 2023 diferente, mergulhando no universo transformador do empreendedorismo, por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
A iniciativa do Sebrae Maranhão, em parceria com o município , é uma das soluções viabilizadas pelo Programa Cidade Empreendedora, beneficiando mais de 900 alunos, permitindo-lhes explorar novos caminhos e vislumbrar o potencial do mundo dos negócios.
O resultado dos conhecimentos e habilidades adquiridos em sala de aula com JEPP foram apresentados à comunidade durante uma feira, realizada no início de dezembro, reunindo alunos do 6º ao 9º de seis escolas do município de Porto Franco.
“Foi um momento único na vida deles, uma experiência incrível! Os alunos puderam mostrar para a comunidade escolar, autoridades e a população resultados de um trabalho feito com muito esmero, além dos valores arrecadados”, explicou Ruthel de Souza Miranda, coordenadora pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental.
Jorge Ricardo do 9º ano A, da Unidade Integrada Marcolina Magalhães, destacou que o contato do JEPP foi fundamental para que ele vislumbrasse novos horizontes. “ O projeto empenha os alunos para que nós possamos trabalhar de forma criativa e trazer inovações, por meio do empreendedorismo, para nossa cidade e por que não para o país?”, pondera ele.
“Estamos muito felizes com o resultado do JEPP, por meio dele nós conseguimos criar nossos primeiros livros autorais e apresentá-los na feira. Então foi um momento incrível de muita oportunidade para nós”, complementa Sara dos Santos da Escola Paulo Freire em Porto Franco.
METODOLOGIA
Em sala de aula, foram trabalhados pelo Programa JEPP quatro eixos: soluções sustentáveis, aplicadas ao sexto ano; robótica empreendedora, no sétimo ano; tecnologias digitais e soluções empreendedoras na oitava série, além de geração empreendedora trabalhada com os alunos do nono ano.
“Com base nessas temáticas, foram apresentados os produtos na nossa feira, que veio destacar que empreendedorismo e educação andam juntas, de mãos dadas, desta forma despertando a importância de empreender desde cedo, ampliando a visão de futuro”, pondera Ivone Ribeiro de Sousa Mota, diretora de Ensino.
O JEPP tem por objetivo proporcionar aos professores e estudantes acesso a práticas do ensino que estimulem o empreendedorismo, o protagonismo e desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.
Em Porto Franco, as escolas beneficiadas foram as Unidades Escolares Antonio Raimundo de Moura, Francisco Pereira Primo, Arthur Milhomem, Francisco de Assis Nóbrega, Marcolina Magalhães, Escola de Tempo Integral Paulo Freire, Colégio Militar 2 de Julho, o Centro Educacional De Porto Franco e a Escola de Tempo Integral Valério Miranda