Estudo realizado pelo Sebrae Maranhão em Presidente Dutra, interior do Estado, pontua dados para melhoria no atendimento e desenvolvimento do setor da saúde e bem estar. O ponto focal da pesquisa englobou clínicas médicas e odontológicas, farmácias, laboratórios, óticas e academias.
Realizada em julho deste ano, a pesquisa contou com a participação de 70 empresas de Micro e Pequeno porte, revelando um crescimento significativo do setor na região, o que pode impulsionar o emprego e a busca por melhoria na qualidade dos serviços de saúde em meio à concorrência.
Após as farmácias, as clínicas médicas e odontológicas são as empresas em Presidente Dutra com maior capital social, indicando um cenário promissor.
“Desde que me formei atuo em Presidente Dutra. Sempre tive o sonho de me tornar empreendedor e há 3 anos consegui colocar minha empresa para atuar junto a clínicas parceiras, focando sempre em trazer para o paciente melhor acesso a tecnologias em diagnósticos e tratamento dos pacientes. Nesse momento precisamos de ajuda para seguir nessa caminhada empreendedora e a presença do Sebrae é fundamental”, explicou Tenório Barros, médico cardiologista, proprietário da CentralCor Cardiologia.
Na última terça-feira (05), os dados dessa pesquisa foram apresentados em um bate-papo descontraído, no auditório da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra. Participaram proprietários e gerentes de estabelecimentos que assistiram a apresentação do projeto “Conexão, saúde e bem estar”, que propõe soluções para o setor, com previsão de início em fevereiro de 2024.
As academias também estão entre um dos negócios promissores no município. “Sempre é bom correr riscos no mundo dos negócios, mas se arriscar com conhecimento é melhor. Conhecer nossas falhas e nos conectar com pessoas que têm o mesmo objetivo foi fantástico. Tudo que foi falado, debatido e orientado serviu como degrau para buscar mais conhecimento”, disse Jefferson Feijão, educador físico.
O cenário econômico global pós pandemia, com guerras, além da nova Reforma Tributária, faz-se necessária uma atenção especial na gestão das empresas, principalmente na área financeira.
Para contribuir com o setor da saúde, o projeto realizado pelo Sebrae tem como objetivo promover a competitividade e sustentabilidade das empresas do segmento de saúde e bem estar de Presidente Dutra, através da adoção de processos de melhoria de gestão, de inovação e modernização das empresas.
“Além de possibilitar o acesso a soluções de gestão, inovação e tecnologia as empresas, vale destacar que um dos principais focos do projeto, é gerar maior conexão entre empresas e profissionais do setor da saúde e bem-estar, estimulando a implantação/ampliação da inovação tecnológica visando a serenidade do atendimento e otimização de recursos”, concluiu Emerson Mendes, Gestor de Atendimento da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra.