Cerca de 500 pessoas assistiram na tarde desta quarta-feira (06), no Multicenter Negócios e Eventos, uma palestra sobre empreendedorismo, ministrada pelo Sebrae. O público faz parte do Programa Minha Renda, realizado pelo governo do Estado que, no período da manhã, entregou 500 carrinhos e equipamentos para trabalhadores informais de São Luís. Nesta primeira etapa, mais 1000 pessoas do interior do Estado também estão sendo beneficiadas.
Darcilene Ribeiro, que mora na Cidade Olímpica, estava atenta, assistindo a palestra e contou que as orientações repassadas irão fazer a diferença quando ela começar a vender bebida porque aprendeu também a lidar com a questão do controle financeiro. “Para nós, que estamos começando agora neste ramo do empreendedorismo, foi uma parte fundamental para gente saber o que a gente gasta e o que está lucrando. Trabalhar também um ambiente melhor para o cliente, com higiene e principalmente ter as mãos limpas para pegar o lanche”, contou Darcilene.
No Maranhão, foram selecionadas pessoas de 209 municípios maranhenses, previamente credenciadas no Minha Renda, que já trabalham no ramo da economia dos setores populares ou que estejam desempregadas e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Celso Gonçalo, participou da entrega dos equipamentos, que contou com a presença do governador Carlos Brandão. “Essa é mais uma parceria do Sebrae com o governo do Estado. O Sebrae entra com a capacitação e preparação para melhorar cada vez mais o negócio desses pequenos empreendedores”, afirmou Celso Gonçalo.
Antônia Domingas, que também foi uma das contempladas do Programa Minha renda, está bem confiante e já fazendo planos. “Atualmente eu trabalho só em casa mesmo, mas agora eu vou começar a vender alimentos e bebidas. A palestra foi muito boa. Aprendi várias coisas sobre empreendimento, como alavancar o meu propósito, que é empreender e a realização de sonhos”, contou Antônia Domingas.