O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae, tem como objetivo despertar a cultura empreendedora em crianças do ensino fundamental. Através de uma metodologia aplicada durante os nove primeiros anos de ensino, o programa busca desenvolver habilidades empreendedoras, abrindo leques de oportunidades aos jovens e tornando-os protagonistas de suas próprias histórias.
Na cidade de Presidente Dutra, localizada no interior do Maranhão, a educação empreendedora nas escolas da rede pública tem recebido investimentos contínuos. Neste ano, novos alunos foram contemplados com o programa, como é o caso das Escolas Ana Joaquina e Neusa Falcão Nava, que contam com 341 alunos do ensino fundamental O lançamento do JEPP nas escolas ocorreu na última semana, com a presença dos pais, responsáveis, professores e equipe técnica do Sebrae da região.
“O projeto JEPP veio para nos ensinar a entender o ato de empreender. JEPP é mais que um programa de empreendedorismo, pois nos traz oportunidades e desafios onde as ideias são criadas, trabalhadas e inovadas, com criatividade e ousadia em cada atividade realizada. Planejando nossas ações podemos transformar nossos sonhos na realidade desejada”, declarou o aluno Arthur Luís da Silva Oliveira, do 9º ano da Escola Ana Joaquina em um poema.
O JEPP tem como proposta a mudança de paradigma em relação às perspectivas profissionais das crianças. Ao invés de serem incentivadas apenas a estudar para conseguir um bom emprego, agora elas também são encorajadas a considerar a possibilidade de abrir o próprio negócio e empreender. Desde o primeiro ano, as crianças aprendem a lidar com finanças e desenvolvem habilidades empreendedoras na prática, tornando-se protagonistas de seus sonhos.
Ao final da reunião de lançamento, os pais retornaram para casa com grandes expectativas em relação ao futuro de seus filhos. Para eles, o JEPP irá despertar o empreendedorismo não apenas nas crianças, mas em toda a família. Para Nalmair de Lima, mãe do aluno Henrique do 8º ano, foi muito importante a chegada do JEPP na escola. “É uma grande satisfação como mãe de um aluno, saber que meu filho irá participar desse projeto. Vocês vão perceber que ele vai despertar em nós, pais e alunos, o desejo de ser um empreendedor. Acredito que já é algo em está em nós e o programa vem mostrar meios para realizar nossos sonhos”, pontuou.
“O JEPP trabalha a parte prática do empreendedorismo e o financeiro. Ele ensina o filho de vocês a entender o que de fato é trabalhar com dinheiro e o que pensar para que possa haver os investimentos necessários. Perceber a alegria que contagia os alunos que vivenciam a experiencia do JEPP é fantástica. Vi isso nas outras escolas, durante a exposição da feira de culminância e quero ver novamente aqui com o filho de vocês”, disse o Secretário de Educação, Fernando Sereno, na apresentação do programa aos pais.
Em Presidente Dutra, o Programa JEPP é uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação. As aulas já estão em andamento neste segundo semestre e serão concluídas com uma grande feira empreendedora, na qual os alunos terão a oportunidade de colocarem em prática tudo o que aprenderam.
“Já iniciamos o JEPP aqui na escola e vamos trabalhados fortemente as competências e as características do comportamento empreendedor dos alunos. Aqui eles vão vislumbrar oportunidades e terão a chance de trabalhar o protagonismo e adquirir esses comportamentos durante as aulas. Persistência, planejamento, assumir riscos calculados e muitos outros serão desenvolvidas neles durante esse programa”, concluiu o Gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra, Allan Kennedy Silva.