ASN MA
Compartilhe

Igarapé Grande já conta com Sala do Empreendedor

A Sala é fruto da parceria entre o poder público municipal e o Sebrae Maranhão e vai apoiar o desenvolvimento empresarial do município.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

A cidade de Igarapé Grande, na região do Médio Mearim, ganhou no último dia 3 uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento econômico. Trata-se da Sala do Empreendedor, situada na Casa do Cidadão.

Em Igarapé Grande, o empreendedor local contará com o apoio de um Agente de Desenvolvimento capacitado pelo Sebrae para realizar ações de atendimento, orientação empresarial e para formalização de negócios. Por meio da Sala, serão realizados ainda cursos, oficinas e palestras gratuitos ou subsidiados para a melhoria da gestão e elevação da lucratividade dos pequenos negócios.

A inauguração da Sala contou com a participação do prefeito Erlanio Xavier, do gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, Adalberto Fraga, do gestor estadual das Salas do Empreendedor, Campos Júnior, além de secretários municipais.

A inauguração da Sala aconteceu durante a realização da 1ª Feira do Empreendedor Igarapé-Grandense, que reuniu empreendedores de diversos setores da economia local, com destaque para os segmentos do artesanato, estética, moda, produtos agrícolas, comidas típicas, entre outros.

O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, destacou a parceria da prefeitura com o Sebrae. “Estou muito feliz com a inauguração da Sala do Empreendedor e a realização da 1ª Feira do Empreendedor, que mostrou todo o potencial da nossa gente para o empreendedorismo. Agradeço a parceria com o Sebrae, que oportunizou essa conquista para o nosso município. Com a Sala, os nossos empreendedores ganham em apoio e assistência, e o nosso município também ganha com mais geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito.

Ressaltando a importância desse instrumento de apoio ao empreendedor, o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, Adalberto Fraga, parabenizou a gestão municipal pela iniciativa. “É com satisfação que entregamos a Sala do Empreendedor de Igarapé Grande, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae, que passa a atender às demandas do empresariado e viabilizar o atendimento do Programa Cidade Empreendedora – Ciclo III. A gente parabeniza o poder público municipal pela iniciativa e pela coragem de promover a possibilidade de as pessoas empreenderem com sucesso”, afirma Adalberto Fraga.

Autoridades e parceiros prestigiam a inauguração da Sala

Cidade Empreendedora – O município de Igarapé Grande é um dos oito municípios atendidos pela Unidade de Negócios de Bacabal, contemplados no Programa Cidade Empreendedora. O programa visa aprimorar a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento das micros e pequenas empresas, de acordo com as características de cada localidade. Durante o lançamento do programa no início deste ano, o governador Carlos Brandão ratificou a importância do programa para os 71 municípios pertencentes deste III Ciclo.

“Esta é uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, pois o Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, ressalta o governador.

Já o secretário de Estado da Indústria e Comércio (SEINC), Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. “É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.

No ciclo 2021/2022 mais de 31,1 mil novos negócios foram abertos no Maranhão, com destaque para a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios. A Sala do Empreendedor e o Programa Cidade Empreendedora contribuem para que o município de Igarapé Grande trilhe o caminho do desenvolvimento, próspero e inovador.