ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae Maranhão marca presença no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Evento evidencia a liderança, o protagonismo e o envolvimento feminino no desenvolvimento sustentável do setor
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Um grupo organizado pelo Sebrae Maranhão, composto por dez integrantes, participou da 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA. Com o tema, “Dobrar o agro de tamanho com sustentabilidade: a marca brasileira”, o congresso reuniu mulheres que atuam no setor do agronegócio, em São Paulo, no período de 26 a 29 de outubro. No âmbito das discussões, os temas da segurança alimentar, energética e ambiental foram destaques, proporcionando amplo debate sobre aspectos presentes na realidade atual e no futuro do setor.

Empreendedoras de Imperatriz e Açailândia participaram de caravana do Sebrae ao Congresso de Mulheres do Agronegócio

O congresso evidenciou de forma marcante o papel das mulheres no agronegócio, destacando-as como líderes conscientes, focadas no desenvolvimento sustentável e na construção de um setor agrícola mais equitativo.

Empreendedorismo feminino – Alinhado com essa visão, o Sebrae Maranhão, tem direcionado esforços em todo o estado para valorizar e fortalecer o empreendedorismo feminino em, e no agro não tem sido diferente.

“O Sebrae tem incentivado e apoiado mulheres à frente de negócios, inclusive no campo, provendo o suporte necessário para que esses empreendimentos se desenvolvam. Elas, não somente têm marcado presença, mas também assumido a liderança dos negócios rurais, a exemplo desse grupo atendido por meio do programa Agronordeste, que esteve conosco no Congresso”, destacou Larissa Leite, coordenadora estadual do Agronordeste.

Uma das mulheres atendidas pelo Sebrae é a produtora Mirella Santos, que também esteve na caravana em São Paulo. Mirela assumiu a gerência da propriedade da família e, com suporte técnico adequado, tem melhorado a gestão e a capacidade de produção. Para ela, o Sebrae desempenha papel fundamental, ao incentivar o protagonismo feminino na gestão empresarial.

“A representatividade feminina precisa ser incentivada em todos os segmentos, e o Sebrae tem feito isso e, no setor do agro, mais ainda, pois a mulher tem muito a desenvolver e isso ficou muito nítido durante a 8ª edição do CNMA. Estar presente no evento foi estimulante, enriquecedor e inspirador, pois percebe-se o potencial do Brasil na produção de alimentos para nós e todo o mundo. Sou grata pela oportunidade”, pontuou a empreendedora.

Quem também compartilha dessa visão é a empreendedora Laís Solange Larceda, também participante da caravana organizada pelo Sebrae Maranhão. Ela destaca a capacidade organizacional da mulher frente ao mundo dos negócios.

“Da porteira para dentro, com agregação, acolhimento, ela faz com que sejam desenvolvidas habilidades pessoais e profissionais dos colaboradores. E, fora da porteira, a mulher também vai buscar conhecimento, trocas de experiências, entender melhor o mercado do agronegócio e o próprio negócio. O Congresso foi um exemplo disso, sendo uma experiência maravilhosa”, disse Laís.

Durante o evento, o grupo participou de palestras, mesas-redondas, debates, capacitações técnicas, entre outras atividades. Desta forma, além de capacitar, o congresso “as inspirou para retornarem às suas localidades, compartilhando conhecimento, experiências e aprimorando seus próprios empreendimentos”, explicou Márcia Martins, gerente da Unidade do Sebrae em Imperatriz. “Com isso, garantimos a melhoria contínua dos processos e o crescimento dessas empresárias”, acrescentou a gerente.

  • Agronegócio
  • Empreendedorismo
  • mulheres