Produtores maranhenses ganharam seis premiações no concurso realizado durante a XVII edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), que aconteceu na semana passada, de 26 a 28 de outubro, em Campina Grande, Paraíba. O Maranhão foi ainda destaque no ENEL, evento promovido pelo Sebrae, por ter sido escolhido para sediar o evento no próximo ano.
Na premiação, que teve 755 produtos inscritos, as empresas maranhenses vencedoras foram a Muuh Delícias que ganhou nas categorias super ouro, ouro e prata, a Casa Mineira, que levou prêmios nas categorias super ouro e bronze e a Queijeira Mineira, na categoria bronze.
Emilly Gabriela de Freitas Vasconcelos, da Muuuh Delícias, agradeceu à sua família, amigos e ao Sebrae, pela parceria e apoio ao longo da jornada. Seus produtos, como o doce de leite com maracujá (prêmio prata), o doce de leite com amendoim (prêmio ouro) e o queijo temperado com pimenta calabresa e orégano (prêmio super ouro), foram reconhecidos pela excelência.
“Essa conquista veio através de muita dedicação e o apoio incansável do Sebrae. Já são muitos anos de acompanhamento através de ações do Agronordeste, Cidade Empreendedora e Feira Produtiva. Também participo do ALI Rural e atualmente estou fazendo o curso Negócio Certo Rural, além da implementação de um biodigestor, através do Sebraetec, para ajudar a reduzir os custos na produção dos produtos. Todo esse suporte, com certeza me ajudou a chegar nessa conquista”, explicou a ganhadora das três categorias, Emilly Gabriela.
O concurso teve como propósito reconhecer e premiar a excelência dos queijos produzidos no Nordeste do Brasil. Produtores de queijos e produtos lácteos de todos os estados nordestinos puderam participar, independentemente do porte do estabelecimento, incentivando a qualidade e a diversidade na indústria.
O Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados reuniu os principais representantes da indústria láctea do nordeste. O evento foi uma oportunidade única para discutir as tendências e desafios do mercado, além de promover a troca de experiências entre os participantes.
“Foi uma experiência enriquecedora. “Não é fácil deixar nossos trabalhos e família para sair para um evento tão distante de casa, mas a troca de informações, o conhecimento de novas realidades e principalmente o networking, vale todo esforço”, comentou o participante Jardel Pires, da Aproleite.
“Inscrevemos 23 produtos maranhenses entre queijos, doces, iogurtes e demais derivados do leite. Foi maravilhoso e emocionante ver nossos produtores sendo reconhecidos a nível de Nordeste. Tivemos empreendedores com prêmios em todas as categorias e isso é um trabalho realizado por eles e que merece muito reconhecimento. Agora eles irão acreditar mais ainda em seus produtos”, explicou a Gestora de Projetos do Sebrae na Unidade de Negócios de Imperatriz, Aline Maracaipe.
Maranhão sediará próxima XVIII edição do ENEL
No encerramento do ENEL, foi anunciado que o Maranhão irá sediar a próxima edição do evento, evidenciando o reconhecimento e a valorização da qualidade da produção de queijos e derivados do estado. Vai ser uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais esse setor e proporcionar visibilidade nacional à indústria de laticínios maranhense.