ASN MA
Compartilhe

Produtores rurais apoiados pelo Sebrae adotam inovações que melhoram desempenho da propriedade rural

No povoado de Coquilho II, zona rural de São Luís, 65 produtores rurais participam de encontro do ALI Rural.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

O nome não poderia ser mais sugestivo: Sítio Nova Esperança, no povoado de Coquilho II, zona rural de São Luís, palco para o Encontro Coletivo do programa Agentes Locais de Inovação – o ALI Rural, que contempla territórios atendidos pela Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís.

Encontro destaca resultados do ALI Rural e de ações de parceiros do Sebrae.

Realizado nesta quarta-feira (26), o encontro reuniu 65 produtores que recebem do Sebrae e de parceiros apoio com soluções para aproveitamento da aptidão agrícola do chamado “cinturão verde” da Ilha de São Luís.

No olhar dos participantes, esperança marcando o semblante de pessoas que desde cedo pegam no batente lutando por uma vida melhor. Esperança, que também é a crença de que o conhecimento, a tecnologia e as parcerias são importantes para fazer das propriedades rurais espaços de negócios mais rentáveis e organizados. E ambiente de uma vida mais feliz, por que não?

Diagnóstico de comercialização do pescado em São Luís é apresentado durante Encontro.

Um dia, sobretudo, rico em aprendizado. “Compartilhamos resultados do ALI Rural e da atuação de parceiros, como as secretarias de Pesca e Abastecimento e de Segurança Alimentar de São Luís (SEMAPA e SEMSA); da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – AGERP e do Banco do Nordeste. Estamos, agora, prospectando produtores, parceiros e comunidades para fortalecer o trabalho nessa região, de grande potencial produtivo”, explicou a analista do Sebrae e gestora do ALI Rural em São Luís, Regina Elizabeth Vieira.

O dia também foi marcado pela realização de oficina de sucos, apresentação do diagnóstico da comercialização do pescado em São Luís, orientações sobre transformação digital, cadastros rurais e linhas de crédito do BNB, com destaque para o Agro Amigo, e também por atividades práticas.

Inovação fazendo a diferença no campo

Em São Luís, o ALI Rural beneficia as comunidades Sol Nascente, Matinha, Quebra Pote, Cajupari, Igaraú e de Raposa, atuando nos segmentos de piscicultura, hortifruticultura, apicultura, avicultura, flores e plantas ornamentais, agroindústria e artesanato. Para os produtores, o programa assegura soluções de inovação, visando elevar a produtividade e rentabilidade da tividade rural.

Em segundo plano, à esquerda, Simplício Américo enfatiza resultados do ALI Rural na zona rural de São Luís.

Produtores como Simplício Américo, que trabalha com hortaliças em Matinha do Maracanã há 20 anos, se beneficiam das soluções. Ele conta que, com o aprendizado do ALI Rural, a produção melhorou, o trabalho ficou mais organizado e a renda já é maior. “Aprendi sobre vendas, como colocar preço, organizar a produção desde o plantio e expor o produto na prateleira com segurança. Isso tem trazido ‘conforto’ financeiro, que me faz pensar em crescer ainda mais”, explica ele.

Técnico do Banco do Nordeste explica vantagens do Agro Amigo e orienta produtores como acessar recursos.

Já para Leuzanira Pereira, produtora de flores e plantas ornamentais em Raposa, na Grande São Luís, o ALI Rural trouxe consciência sobre gestão da propriedade e o poder das redes sociais para venda dos produtos. “Temos tido um aprendizado valioso, com soluções que ajudam a administrar a propriedade e a aproveitar os recursos de forma sustentável, mostrando como a tecnologia pode transformar os negócios do campo”, resumiu ela.

  • ali rural
  • Capacitaçaõ
  • Econtro do ALI Rural
  • Inovação
  • Inovação no Campo
  • Propriedade Rural
  • Zona Rural de São Luís