Neste último dia 3, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Pinheiro, aconteceu o 12º Fórum de Professores, uma iniciativa do Sebrae, que visa fortalecer a educação empreendedora, e que contemplará 13 municípios do Maranhão.
O Fórum de Professores reuniu mais de 100 educadores apaixonados pelo ensino e empreendedorismo. O evento aconteceu na última terça-feira (03), no auditório da Ufma, Campus Pinheiro. A palestra “Pensar Fora da Caixa”, ministrada por Leandro Vidal, foi um dos destaques da programação.
Mayna Braga, que é coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae Maranhão, expressou sua satisfação com o sucesso do evento em Pinheiro. “O Fórum de Professores é uma plataforma fundamental para promover a importância da educação empreendedora entre os docentes. Nossa missão é capacitar educadores para inspirar a próxima geração de empreendedores, e o evento de hoje em Pinheiro foi mais um passo nessa direção”, ressaltou a coordenadora.
“Os cases de sucesso apresentados pelos professores da região são exemplos inspiradores de como a educação empreendedora pode fazer a diferença na vida dos alunos e no desenvolvimento econômico da comunidade. Continuaremos a apoiar iniciativas como essa e a trabalhar em estreita colaboração com os educadores para promover a inovação e o empreendedorismo nas escolas”, complementou Mayna Braga.
O Fórum de Professores em Pinheiro foi uma oportunidade única para os educadores da região da baixada e litoral ocidental maranhense se conectarem com as mais recentes metodologias em educação empreendedora e compartilhar suas experiências.
Esta ação faz parte da atuação integrada da abordagem territorial trabalhada pelo Sebrae no Maranhão
Durante o Fórum, os professores Antonilson Ribeiro, e Eliedene Cuba, apresentaram cases de sucesso dos municípios de Cururupu e Cedral, do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), demonstrando como o empreendedorismo pode ser integrado de maneira eficaz ao currículo escolar.
A professora Ana Katia, de Cedral, participou do Fórum e compartilhou sua empolgação com a abordagem inovadora do evento. “Este Fórum foi um verdadeiro divisor de águas para mim. A palestra do Leandro Vidal me fez perceber que a educação pode ser muito mais do que apenas transmitir conteúdo. Podemos inspirar nossos alunos a serem empreendedores, a pensarem fora da caixa e a enfrentarem desafios de maneira criativa. Os cases de sucesso apresentados também mostraram como isso é possível na prática. Estou ansiosa para aplicar essas ideias na minha sala de aula e transformar a educação dos meus alunos”, afirmou a professora.
O Fórum de Professores em Pinheiro foi um sucesso, inspirando educadores de 10 municípios da região a pensar fora da caixa e a incorporar a educação empreendedora em suas práticas pedagógicas. Educadores dos municípios de Pinheiro, Olinda Nova do Maranhão, Cajapió, Bequimão, São Bento, Pedro do Rosário, Cedral, Cururupu, Mirinzal e Guimarães estavam no Fórum.
O Sebrae reafirma seu compromisso com a promoção da educação empreendedora e aguarda ansiosamente o Encontro Estadual de Educação Empreendedora, que acontecerá em São Luís, no próximo dia 16 de outubro.
Encontro Estadual de Educação Empreendedora
No dia 16 de outubro o Sebrae Maranhão vai realizar, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, o Encontro Estadual de Educação Empreendedora. No evento o Sebrae irá oferecer aos educadores ferramentas para a compreensão da educação na era V.U.C.A (volátil, incerta, complexa e ambígua).