ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae e Suzano lançam Semear Delas para capacitar cerca de 40 mulheres no Maranhão

O projeto vai oferecer consultorias, oficinas, palestras, dentre outras atividades gratuitas a empreendedoras de comunidades onde a Suzano atua
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

Visando o desenvolvimento e a capacitação de mulheres empreendedoras, o Sebrae e a Suzano, uma das maiores empresas de celulose e papel do país, lançaram o programa Semear Delas, na última terça-feira (02). Cerca de 40 mulheres, moradoras de comunidades onde a Suzano atua, serão beneficiadas com esta parceria, que vai garantir consultorias, oficinas e palestras, dentre outras.

As ações do Semear Delas seguem até o primeiro semestre de 2024, nesta primeira fase, proporcionando o fortalecimento do empreendedorismo feminino e melhorias na qualidade de vida.

As ações já foram iniciadas nas localidades que serão atendidas, com o mapeamento de pontos de melhorias. As atividades seguem até o próximo ano. Uma das beneficiadas com o projeto é D. Rosa Maria Barros, proprietária rural e moradora do Cacauzinho, em Imperatriz-MA. Para ela, essa capacitação significa esperança de expansão do empreendimento.

“Eu acredito muito que, com isso, haverá uma mudança na vida das mulheres empreendedoras daquela região e de outras também. Afinal, a gente precisa avançar e com essas capacitações teremos mais habilidades para empreender e melhorar, no meu caso, a nossa agricultura familiar”, explica.

Quem também já está bem motivada para aprimorar o empreendimento por meio das ações do Semear Delas, é Maria da Conceição, da Comunidade Olho D’Água. Ela conta que o objetivo a médio prazo é transformar a mercearia em um supermercado de referência no povoado. “Com esse conhecimento, eu vou conseguir”, comemora a empreendedora!

O universo de mulheres participantes foi mapeado em um diagnóstico inicial feito pela equipe do Sebrae em Imperatriz.

Fortalecendo o empreendedorismo – O “Semear Delas” tem programação até o primeiro semestre de 2024, com foco em promover dinamismo na economia local, fortalecendo as capacidades empreendedoras das mulheres, bem como gerar condições para aprimorar a cadeia de fornecedores da Suzano. Além disso, objetiva estimular parcerias sustentáveis a longo prazo nas comunidades envolvidas.

““Esta é uma oportunidade de empoderar mais mulheres e dar condições para que elas trabalhem nos seus negócios, atividades econômicas e melhorem não só a sua vida, como de toda a comunidade em que está inserida. Elas são excelentes empreendedoras e por histórico sabemos que onde começam a trabalhar o resultado é valor e renda para a família, por isso elas são o foco desse nosso projeto. O programa está alinhado com a nossa meta de retirar pessoas da linha de pobreza e irá auxiliar essas mulheres, chefes de família, a terem melhores condições de vida, por meio do empreendedorismo”, explicou José Wilhelms Ventura, Gerente Executivo Industrial da fábrica Suzano Unidade Imperatriz.

“Para nós do Sebrae essa parceria é extremamente importante, porque assim vamos fortalecer o empreendedorismo feminino em nosso território. E nessa parceria a nossa atuação envolve abordagens técnicas de gestão financeira, redes sociais, relacionamento interpessoal e outros para expandir os empreendimentos”, pontua a gerente do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins.

  • empreendedorismo; empreendedorismo feminino
  • mulheres; semear