ASN MA
Compartilhe

Sebrae premia jornalistas e mulheres de negócios no Maranhão em noite de celebração

Evento marca lançamento da edição 2023 do Prêmio Prefeitura Empreendedora e homenagens especiais a jornalistas, mulheres de negócios e profissionais da imprensa em noite de emoção.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Mãos suando. Corações acelerados. Momentos de emoção e expectativa no reconhecimento às mulheres empreendedoras do Maranhão e aos profissionais e veículos de imprensa que fazem dos pequenos negócios pauta habitual.

Talento empresarial feminino é reconhecido pelo Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Maranhão.

-

Assim foi a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, etapa estadual do ciclo 2023, e o anúncio dos vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo, etapa estadual da 10ª edição, realizada ontem (30), no Multicenter Negócios e Eventos, reunindo autoridades, convidados, lideranças empresariais, conselheiros, gerentes e técnicos da instituição. E as estrelas da festa recepcionados pelos dirigentes do Sebrae no Maranhão Celso Gonçalo (presidente do CDE Sebrae), Albertino Leal (Superintendente) Edila Neves (diretora de Administração e Finanças) e Mauro Borralho (diretor Técnico).

“Um momento raro e especial, em que o Sebrae presta um reconhecimento à força da mulher empreendedora e aos parceiros de imprensa que nos ajudam a registrar tantas histórias de sucesso e transformação dia após dia”, declarou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Celso Gonçalo.

Presidente do CDE Sebrae, Celso Gonçalo, destaca importância de premiações para fortalecer empreendedorismo e pequenos negócios no Maranhão.

Mulheres em destaque – Luzes, intervenções teatrais e detalhes especiais sublinharam a grandeza do momento, iniciada com versos da canção Maria Maria, de Milton Nascimento – “é preciso ter força, é preciso ter garra, sempre” – a anunciar a premiação das mulheres de negócios.

Cerca de 400 convidados presenciaram o anúncio das vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, nas categorias de Pequenos Negócios, Produtoras Rurais e MEI.

Mulheres de negócios são premiadas em três categorias na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

-

Nove premiadas no total (1º, 2º e 3º lugares), em três categorias. Mulheres originárias de São Luís, São João dos Patos, Rosário, Imperatriz, Açailândia e Grajaú, participantes de uma edição histórica com 141 inscritas de todo o Maranhão. Os cases, após passarem por várias etapas de avaliação, foram examinados por uma banca de especialistas, gerando o resultado final da etapa estadual. Confira abaixo a lista das vencedoras nas três categorias.

São mulheres como Maria do Rosário Gaspar, da comunidade quilombola de Boa Vista, no município de Rosário, vencedora da categoria Produtora Rural. Pertencente ao grupo Sabor e Arte, ela lidera mulheres que trabalham com produtos oriundos do babaçu usados para fabricação de doces, bolos e extração do mesocarpo. Ela explica que a premiação enche de orgulho o peito por ver que o trabalho está dando certo, um resultado não somente dela, mas da comunidade inteira. “Hoje é uma noite feliz, em que nossa comunidade foi reconhecida como um todo”, disse ela.

Dirigentes do Sebrae (Mauro Borralho, Celso Gonçalo, Edila Neves e Albertino Leal de Barros Filho) durante solenidade de premiações.

Prêmio de Jornalismo e homenagens – Na sequência, jornalistas e profissionais de imprensa receberam o reconhecimento do Sebrae, em uma edição também histórica do Prêmio Sebrae de Jornalismo (10ª edição), com recorde de inscrições.

Versos de João do Vale (“Todo mundo canta a sua terra, eu também vou cantar a minha”) embalaram o anúncio dos vencedores nas categorias de Jornalismo em Vídeo, Áudio e Texto. No total, foram 34 trabalhos inscritos por 13 veículos da capital e do interior, com pautas sobre empreendedorismo feminino, inovação, startups, tecnologias digitais, empreendedorismo social, negócios rurais, cultura e gastronomia, empreendedorismo, sustentabilidade, geração de renda, acesso a mercado, turismo, mercado de games, de lavanderias e pet, entre outras.

Veículos de comunicação e profissionais da imprensa recebem homenagem do Sebrae.

“Esse prêmio foi muito esperado; após várias participações, finalmente se concretizou. Senti as mãos suadas, o coração batendo forte e as pernas fraquejarem ao atravessar o tapete vermelho para receber o prêmio. Um reconhecimento muito especial”, declarou a jornalista Patrícia Cunha, do jornal O Imparcial, autora da reportagem “O avanço do empreendedorismo social no Maranhão”, vencedora da categoria Jornalismo em Texto.

Os trabalhos vencedores de cada categoria seguem agora para a etapa regional, classificatória para a premiação nacional, programada para o mês de novembro, em Brasília-DF.

Secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira e dirigentes do Sebrae entregam premiações a jornalistas na categoria Jornalismo em TV.

Durante a premiação, o Sebrae homenageou 24 veículos de comunicação que apoiaram a divulgação do Prêmio nestes 10 anos. Os veículos homenageados foram: Grupo Mirante (Rádio AM, TV, Portal I-Mirante e G1 Maranhão), Sistema Difusora, Band Maranhão, TV Guará, TV Cidade, Rádio e TV Assembleia, Rádio Universidade FM, TV UFMA, Rádio Timbira, Rádio Educadora, FM Esperança, Bacanga FM, Mais FM, Jornal O Debate, Jornal Pequeno, O Imparcial, Portal O Informante, Imparcial Online, O Maranhense, Programa Negócios em Pauta, Revista Cazumbá e Maranhão Turismo e Mundo Passaporte.

“Com 33 anos no mercado, a Revista Maranhão Turismo se sente honrada e gratificada com a homenagem. São mais de três décadas de um trabalho desafiador para divulgar os encantos, potencialidades e iniciativas de sucesso no Maranhão, como o Prêmio Sebrae de Jornalismo e outras ações da instituição”, afirmou a editora da Revista Maranhão Turismo, Lea Zacheu. “Um momento especial, que coincide com os 82 anos da emissora, essa homenagem nos gratifica e incentiva a continuar trazendo informações para a sociedade e ajudando a divulgar boas iniciativas dos pequenos negócios do Maranhão”, destacou a diretora geral da Rádio Timbira, Maria Spindola.

Jornalistas de rádio são premiados na etapa estadual do PSJ.

Homenagem especial – Uma homenagem especial ao jornalista Ribamar Cunha, maior vencedor individual do PSJ nos dez anos e ao membros da comissão julgadora marcaram o encerramento da solenidade, que teve entre seus destaques show musical da cantora Anastácia Lia, com boa música maranhense.

Ribamar Cunha ressaltou o significado da homenagem recebida. “Muito significativo esse momento de reconhecimento e um estímulo às novas gerações para participação nesse prêmio que nos incentiva a contar as histórias de transformações protagonizadas pelos pequenos negócios do Maranhão”, pontuou ele.

Maior vendedor individual do PSJ no Maranhão, nos dez anos do prêmio, jornalista Ribamar Cunha recebe homenagem do Sebrae.

Prefeituras – Durante a solenidade foi lançada a edição do Prêmio Prefeitura Empreendedora, destinado a prefeituras e suas boas práticas de gestão e apoio aos pequenos negócios e ao empreendedorismo.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, destacou a importância da iniciativa. “A premiação estimula junto às administrações municipais a incorporação de ações e boas práticas em termos de eficiência, eficácia e efetividade de resultados no setor público para a sociedade; é como se muda a realidade dos municípios maranhenses, com ações e boas práticas. Esperamos uma volumosa adesão ao PSPE, agradecendo a confiança do público desta premiação, depositada ao Sebrae”, declarou o executivo.

No lançamento do Prêmio Prefeitura Empreendedora, Albertino Leal ressalta importância da premiação para valorizar gestões municipais que apoiam o empreendedorismo.

-

TIME DE VENCEDORES E VENCEDORAS

-

PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO – 10ª EDIÇÃO – ETAPA ESTADUAL

CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO

1º LUGAR: PATRÍCIA CUNHA LAGO, com a reportagem “O AVANÇO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO MARANHÃO”, veiculada no Jornal O Imparcial.

2º LUGAR: RAFAEL SOUZA, com a reportagem “COMO AS STARTUPS ESTÃO TRANSFORMANDO O MERCADO E O ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS DO MARANHÃO”, veiculada no G1 Maranhão.

3º LUGAR: RAFAEL SOUZA, com a reportagem “COM DESAFIOS NA ÁREA AMBIENTAL E MÃO DE OBRA, AGRONEGÓCIO VIRA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO”, veiculada no G1 Maranhão.

CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO

1º LUGAR: LAIS ROCHA, com a reportagem “MERCADO PET: CRIATIVIDADE E AMOR AOS ANIMAIS ALAVANCAM NOVOS NEGÓCIOS”, pela TV MIRANTE, com a equipe Ubiratan Chagas, Hugo Deleon, Carlos Alberto e Shirley Freire.

2º LUGAR: ERISVALDO SANTOS, com a reportagem “A SAFRA DA MELANCIA EM ARATAUÍ”, veiculada pela TV MIRANTE, com a equipe Claudio Ribeiro, Fernando Moraes e Márcia Coimbra.

3º LUGAR: LUCIANA ROCHA, com a reportagem “SABORES DO MARANHÃO: EMPREENDEDORISMO DA TRADIÇÃO”, veiculada pela TV UFMA, com a equipe Lucas Santos, Juarez Lisboa e Paulo Rubim.

CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO

1º LUGAR: RODRIGO BOMFIM, com a reportagem “NEON 2023 E O INCENTIVO AO SETOR DE STARTUPS NA REGIÃO NORDESTE”, pela TV MIRANTE, com a equipe Jorge Aragão e Ismael Araújo.

2º LUGAR: JURACI FILHO, com a reportagem “SMARTDASHS: TECNOLOGIA FOCADA EM CRIAR MELHORIAS PARA O MARKETING DIGITAL”, veiculada pela TV MIRANTE, com a equipe Wallace Brito e Ismael Araújo.

3º LUGAR: JORGE ARAGÃO, com a reportagem “EMPREENDEDORISMO EM TERRITÓRIOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM SÃO LUÍS: CONHEÇA O PROJETO SU CAUSA MI CAUSA”, veiculada pela RÁDIO MIRANTE AM, com a equipe Rodrigo Bomfim e Ismael Araújo.

PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS – ETAPA ESTADUAL EDIÇÃO 2023

CATEGORIA PEQUENOS NEGÓCIOS

1º Lugar: Suely Simone Costa, de São Luís: Semente Coworking.

2º lugar: Ana Luzia Frazão Alhadeff, de São Luís: Doce Pedaços Biscoitos Finos.

3º Lugar: Poliana Silva Voorwald, de Açailândia: Flex Viagens e Turismo.

CATEGORIA PRODUTORA RURAL

1º Lugar: Maria do Rosário Gaspar, da comunidade quilombola de Boa Vista, em Rosário – MA.

2º Lugar: Leda Maria de Resende, de Imperatriz, do povoado Maranhão Novo.

3º Lugar: Simone Sousa de Almeida, de Grajaú, zona rural.

CATEGORIA MEI

1º Lugar: Ana Dolores de Jesus, de São Luís: Centro Educacional Aprendizagem.

2º Lugar: Rafaela Moreira da Silva, de São Luís. Case: Academia de Oratória.

3º Lugar: Angélica Santiago Cunha, de São João dos Patos: Angel Aromas.

  • Maranhão
  • Prêmio Sebrae de Jornalismo
  • PSJ
  • PSME
  • PSPEPrêmio Sebrae Mulher de Negócios