ASN MA
Compartilhe

Estudantes, produtores e profissionais do campo participam do 2º Seminário Negócios Rurais

Evento foi promovido pelo Sebrae e reuniu mais de 120 pessoas de Chapadinha e região
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Painéis, palestras, cases de sucesso, capacitações e rodada de negócios integraram a programação do 2º Seminário Negócios Rurais. O evento foi promovido no dia 24 de agosto, pelo Sebrae, por meio do programa AgroNordeste. A ação aconteceu em Chapadinha e reuniu mais de 120 pessoas da região do Vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba.

No seminário, o empresário Nicson Monteles, proprietário da AgroMix, empresa de polpa de fruta em Mata Roma, foi um dos participantes que compartilhou sua experiência no evento. “Esta foi uma grande oportunidade de mostrar um pouco da nossa história e como o Sebrae tem contribuído para o crescimento da empresa.

Temos o apoio e acompanhamento através dos programas ALI Rural e Sebraetec e nossa intenção aqui é estimular outros empreendedores rurais que vejam e busquem capacitações para o seu negócio”, frisou o produtor.

Os participantes do seminário tiveram a oportunidade de discutir temas relacionados ao diagnóstico das potencialidades da microrregião de Chapadinha com foco na produção de mudas frutíferas; uso das águas para promover o desenvolvimento regional, fruticultura, inovação na propriedade rural; acesso a mercado e da Legalização ao Crédito.

O Seminário foi também uma oportunidade para aproximar empresas compradoras e fornecedoras da região, por meio da Rodada de Negócio. “ Foi um grande prazer participar da rodada e conhecer empreendimentos da região. Tive contato com novos produtos e conversei com potenciais fornecedores que certamente poderão agregar ao meu negócio”, destacou Anny Costa, da equipe de gestão do Mercadinho Pinheirense, de Chapadinha.

Entre as instituições parceiras do evento estiveram a Prefeitura de Chapadinha, Secretarias Municipais de Agricultura, Embrapa, Banco do Nordeste, Casa Familiar Rural, UFMA, FRUTIMA, SENAR, AGED, AGERP, COOPRODUTABS, CREAJR e AGROPEC.

“O evento foi extraordinário, onde pudemos discutir sobre mercado, oportunidade de negócio, inovação e tecnologia para o campo. Toda a governança reunida, rede de parceiros e produtores rurais buscando colocar esses produtos no mercado. Um mercado que cada vez mais requer desses produtores organização, tecnologia e informação”, ressaltou José Noleto, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae no Maranhão.