ASN MA Atualização
Compartilhe

Itinga fortalece potencial empreendedor ao aderir ao Programa Cidade Empreendedora

Com enfoque nos eixos de Compras Governamentais e Desburocratização, o programa deve impulsionar o desenvolvimento econômico local
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

A cidade de Itinga, localizada no sudoeste maranhense, inicia as ações do III Ciclo do Cidade Empreendedora, com foco em dois eixos principais: fortalecimento das compras governamentais como instrumento de alavancagem do desenvolvimento e desburocratização. Ao aderir ao programa, Itinga se propõe a criar um ambiente propício para o crescimento de negócios locais, garantindo oportunidades na economia local.

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, que se propõe a levar soluções para aprimoramento da gestão pública, melhorias no ambiente de negócios e fortalecimento das micro e pequenas empresas e da economia, considerando as potencialidades de cada localidade.

“É uma ferramenta importantíssima que vem nos auxiliar, tornando a nossa cidade mais forte economicamente, a partir do suporte aos pequenos para que eles se expandam. Então, nesses próximos meses estaremos juntos para encontrarmos a melhor saída e termos uma cidade mais promissora e próspera”, explicou o prefeito de Itinga do Maranhão, Lúcio Flávio.

Compras governamentais

O eixo de Compras Governamentais será uma prioridade nas ações do Cidade Empreendedora em Itinga. A ideia é estimular o uso do poder de compras dos municípios para fortalecer os pequenos negócios, promovendo a inserção desses empreendimentos nas aquisições de bens e serviços por parte da administração pública.

“Isso não apenas fortalece a economia local, mas também permitirá que as pequenas empresas da região tenham mais oportunidades de fornecer produtos e serviços para o setor público, expandindo, desta forma, suas ações”, explicou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro.

Quanto ao eixo desburocratização, a lógica é simplificar e aperfeiçoar processos administrativos e regulatórios que afetam os negócios locais, reduzindo a burocracia e, com isso, criando um ambiente mais propício ao empreendedorismo, permitindo que os empresários se concentrem em suas atividades principais em vez de se perderem em trâmites complexos.

Cidade Empreendedora

Lançado no ano de 2020, o Cidade Empreendedora incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas, impulsionando a economia local. No ciclo 2021/2022 foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão. Outro destaque do programa foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios, facilitando o empreendedorismo e incentivando novos empreendimentos.

O governador Carlos Brandão ressaltou a importância do programa para os 71 municípios que agora aderem ao III Ciclo do Cidade Empreendedora. “Esta é uma importante parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae, pois o Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. “É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.

  • Cidade Empreendedora; Maranhão; Ciclo III; Desenvolvimento Local;