Um dos conceitos mais utilizados como diferencial na cadeia do turismo, especialmente no pós-pandemia, a oferta das chamadas experiências memoráveis ao turista foi pauta do seminário “Hoteleiro expert em experiências memoráveis”, realizado em São Luís-MA.
O evento reuniu 25 representantes de 10 empreendimentos da rede hoteleira de São Luís, Balsas e Raposa, além de empresas de consultoria para o setor. O seminário é mais uma ação do Sebrae no Maranhão, direcionada ao trade turístico local, em um amplo conjunto de realizações para fortalecer o Polo São Luís. Essas ações têm contribuído na preparação da rede hoteleira e propiciado melhorias no atendimento ao cliente e na lucratividade dos negócios, contribuindo para fidelização e fortalecimento dos destinos integrantes do polo. A primeira etapa aconteceu no auditório do Sebrae Jaracaty e a segunda, no Hotel Luzeiros, permitindo ampa troca de experiências e de boas práticas entre os empreendimentos participantes.
Estiveram presentes na capacitação, o Brisamar Hotel & Spa, Hotel Luzeiros, Rio Poty Resort, Pousada da Praia, Hotel Calhau, Hotel Premier, Pousada Chalé Cajueiro, Fazendinha Parque Raposa, representante local do Hotel Balsas Premier e do Gran Lençóis Flat, além do Blue Tree Hotel, Hotel São Cristóvão, Profissionalle Hotel, Hostel Tannan, Hotel Adventure e das empresas de consultoria H3P Hospitality e Eficaz Treinamentos. Além de técnicos do Sebrae, como a coordenadora de Territórios Empreendedores, Flavia Nadler, e a gestora de projetos de Turismo no Polo São Luís, Renata Costa.
Especialista reforça importância de conhecer o negócio e atentar para comportamento e hábitos de consumo do cliente
Com a participação da especialista Gabriela Otto, o seminário reforçou a importância de o empreendedor conhecer o mercado e o negócio para identificar oportunidades de melhorias e diferenciais que possam agregar valor à hospedagem, estratégia importante para a superação do imperativo do preço e substituição deste aspecto pelo valor incorporado à vivência do cliente.
Nesse aspecto, Rosana Melo, do hotel Brisamar Hotel, destacou a relevância do seminário como momento de aprendizado. “O evento nos ajudou muito e já esperamos outros do tipo, o que seria muito bom para o trade. O seminário trouxe aprendizados desde a área de reservas, vendas, comercial, marketing e mostrou como podemos criar diferenciais nesses campos para proporcionar ao turista uma experiência inesquecível, memorável em todos os aspectos. Foi proveitoso sob todos os aspectos, com muitas indicações de boas práticas para o nosso dia a dia”, explicou Rosana. “Tudo o que a consultora falou são experiências que vivemos em nossa rotina, situações que pensamos que só acontecia conosco e, cujas soluções pudemos compartilhar e pensar juntos”, completou ela.
Formada em Comunicação Social, com pós-graduação em Marketing, Gabriela Otto tem mais de 20 anos de experiência em empresas do setor hoteleiro como o Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, além de CEO da GO Consultoria, e Presidente da HSMAI Brasil (Hospitality Sales and Marketing Association International).
Em outra vertente do seminário, Gabriela Otto destacou a importância da criação de diferenciais para produtos e empresas, pensando nos atributos e no impacto destes no marketing dos empreendimentos, na motivação do cliente e em como agregar valor e memórias à experiência turística e de hospedagem. Tudo isso resulta em maior interação e identificação entre o consumidor e o empreendimento, gerando impressões memoráveis, engajamento e fidelização.
Para ela, para elevar o padrão do empreendimento e propiciar experiências memoráveis ao cliente, o hoteleiro deve valer-se da análise de dados, conhecer o mercado e o negócio, conhecer o cliente, seus comportamentos e hábitos, perfil de consumo, justamente para personalizar a experiência e encantar o cliente.
Outro aspecto relevante decorrente do seminário foi destacado pela gestora de projetos de Turismo no Polo São Luís, Renata Costa. Segundo ela, além de atender a necessidades específicas do trade, o seminário trouxe vivências importantes e o contato com uma especialista detentora de vasta experiência no tema. “Um dos grandes momentos do seminário foi a visão da autorresponsabilidade do empreendedor passada pela palestrante. Ela nos trouxe uma reflexão importante, mostrando que o hoteleiro pode resolver seus desafios, promover melhorias no próprio negócio para encantar o cliente e oferecer experiências memoráveis, que não dependam de terceiros ou do ambiente externo, mas façam a diferença, agregando valor e memórias para esse cliente”, analisa a gestora.