ASN MA Atualização
Compartilhe

Encontro nacional reúne agentes de transformação econômica, em Brasília-DF

Representantes dos Sebraes estaduais, empresários e agente públicos discutirão desburocratização, melhorias no ambiente de negócios, compras públicas e nova lei de Licitações, em Brasília-DF
Por Redação
ASN MA Atualização
Compartilhe

Uma caravana com cerca de 70 pessoas representa o estado do Maranhão na edição 2023 do “Transformar Juntos”. O evento, de iniciativa do Sebrae nacional, começou nesta quarta-feira (02) e vai até o dia 4 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília-DF, e já contabiliza 2 mil inscritos.

Neste ano, os três dias de programação do evento incluem painéis temáticos sobre desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios; a implementação da nova lei de licitações, a dinâmica de compras públicas e a novidade muito esperada por gestores municipais: o lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE).

O “Transformar Juntos” é uma iniciativa do Sebrae que une outras duas iniciativas importantes, o “Fomenta” e “Brasil Mais Simples” – referências nacionais na participação das micro e pequenas empresas (MPE) nas compras públicas e na desburocratização.

Maranhão presente – A comitiva está representada por uma equipe do Sebrae Maranhão, por representantes de instituições parceiras, membros do Conselho Deliberativo Estadual, agentes públicos das esferas estadual e municipal e, ainda, empresários maranhenses.

Pelo Sebrae Maranhão, marcam presença o diretor superintendente, Albertino Leal; o diretor técnico, Mauro Borralho; a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, Keila Pontes, além de outros gestores das unidades de negócios no interior.

Albertino Leal ressaltou que um dos temas mais aguardados do “Transformar Juntos” refere-se à desburocratização, e que no Maranhão houve um grande avanço nesse sentido, com a redução em 65% do tempo gasto para abertura de novas empresas.

“A parceria com os municípios tem se revelado um sucesso muito grande. Hoje, temos cidades mais desburocratizadas e com oferta de emprego muito maior, com demonstração da mudança das pessoas que passaram a pensar de forma empreendedora”, ressaltou o superintendente.

Somente no ano passado, no “Transformar Juntos”, foram mais de 1,5 mil participantes presencialmente, além da audiência por meio da transmissão on-line.

-

-