ASN MA Atualização
Compartilhe

Estudantes da rede pública de Açailândia criam protótipo de casa inteligente e app para biblioteca da escola

As ações ocorreram durante aplicação do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ação de educação empreendedora realizada pelo Sebrae em parceria com a prefeitura
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

O colorido nas paredes e pneus já indica que ali não acontece somente uma aula comum, em uma quarta-feira qualquer do calendário. De um lado, concentração para não errar os traços do desenho. Do outro, testes na casa inteligente e na biblioteca para mais um ajuste no aplicativo desenvolvido para o gerenciamento de livros. Inúmeras habilidades que, unidas ao conteúdo programático da grade curricular, tornam o ambiente escolar bem mais atrativo, criativo e cheio de oportunidades.

É assim na Escola Municipal Tânia Leite, em Açailândia-MA, que desenvolve a metodologia de Educação Empreendedora realizada pelo Sebrae: a solução Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A Unidade de Ensino funciona de forma integral e possui 14 turmas, totalizando mais de 300 alunos em seus quadros. O JEPP é desenvolvido na escola desde janeiro de 2023 com turmas do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

A ação do JEPP trabalha com os professores para que eles desenvolvam com seus alunos atividades lúdicas que possam estimular tomadas de decisões e um olhar mais observador que identifique oportunidades de inovações em ambientes desafiadores, apostando na formação de novas gerações de empreendedores.

Na escola Tânia Leite, durante seis meses, várias atividades foram desenvolvidas e projetos foram criados, a exemplo de uma casa inteligente. A estrutura, formada por cano PVC, com fios e lâmpadas, retrata uma residência na qual todas as lâmpadas são acionadas por um aplicativo de celular, desenvolvido em um trabalho colaborativo entre alunos e professores.

Aplicativo para gerenciamento de livros da biblioteca está em fase de testes nas versões para dispositivo móveis e computador

Também foi desenvolvido um protótipo para o uso do papel higiênico, com reaproveitamento de materiais acessíveis no dia a dia dos estudantes. Wallyson da Silva dos Santos, do sétimo ano, um dos envolvidos no projeto explica como a ideia foi construída.

“A gente, junto com o professor, desenvolveu esse robô que, ao ser acionado, o papel higiênico sai de forma automática. Temos uma bateria e ao ser feita a ligação o robô funciona, e para isso usamos coisas do dia a dia, como papelão e canos de pvc”, explicou.

Outro projeto de destaque da escola é o aplicativo para gestão da biblioteca desenvolvido pelos alunos, sob a supervisão do professor Wandryw Leite, que vai gerenciar o acervo, “Temos uma versão web e celular, ainda em fase de testes, mas já com resultados de busca”, destacou a aluna Ana Clara Ribeiro Gusmão.

Mais ações

O programa também tem ações nas áreas de soluções sustentáveis e empreendedorismo nas mídias digitais. A primeira diz respeito à reutilização de pneus para criar um ambiente de lazer na escola. ” Queremos construir aqui um ambiente de leitura, de lazer para os alunos com materiais recicláveis”, pontuou o professor Genival Santos.

As ações do JEPP contemplam soluções sustentáveis e revitalização do ambiente escolar

Quanto às mídias sociais, alunas criaram um pequeno negócio de acessórios em que elas desenvolvem pulseiras e vendem por um perfil no Instagram. Desta forma, estimulando “a cultura empreendedora, gerenciamento de recursos, elaboração de orçamento bem como o uso da matemática no dia a dia e mostrando que o empreendedorismo é inclusivo, acessível a todos”, pondera o professor Hyago Willes Barros.

As aulas do Jeep ocorrem todas às quartas-feiras na Escola Tânia Leite, provocando os estudantes a terem um olhar observador e a identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras. Os resultados obtidos até o momento foram apresentados à comunidade, durante uma feira de ciências.

Protótipo desenvolvido a partir do reaproveitamento de materiais acessíveis no dia a dia dos alunos da unidade Tânia Leite

Parceria

Em toda rede municipal de Açailândia são 70 escolas, contemplando as zonas urbana e rural do Município, totalizando mais de 18 mil alunos na educação infantil e ensino fundamental. As ações do Sebrae, no eixo educação em parceria com a prefeitura, já trouxe outras experiências exitosas, além da desenvolvida na Tânia Leite.

“Nós temos uma parceria com a prefeitura de Açailândia, desde 2021, por meio da Secretaria de Educação, em que começamos o trabalho com a Educação de Jovens e Adultos e agora com a educação de tempo integral, na escola Tânia Leite”, explicou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Açailândia, Breno Soeiro.

“Uma parceria que a gente já pode ver os resultados no dia a dia, na postura dos alunos, para que eles saiam da escola com habilidades para fazer intervenções positivas no seu bairro, bem como possam sair e ter perspectivas não só de emprego, mas também de ter seu próprio empreendimento. Já tivemos essa experiência com os jovens e adultos e agora com os alunos do sexto ao oitavo ano da nossa escola integral”, finalizou a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Açailândia, Neurene Cruz.

  • Educação Empreendedora
  • JEPP