A estudante Ana Joyce Nascimento e mais 30 colegas dos cursos de Agricultura, Agropecuária e Zootecnia, do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), percorreram mais de 120 quilômetros para participar da 44ª Exposição Agropecuária de Grajaú (Expoagra). De olho em uma programação técnica ampla e variada, o grupo teve acesso a conhecimentos e boas práticas nas áreas de inovação, produtividade e sustentabilidade no setor rural, além de excelente oportunidade para ampliação da rede de contatos e networking com empreendedores rurais e outros estudantes de cursos de ciências agrárias da região.
Para Ana Joyce, que é aluna do curso técnico em Zootecnia, essa foi uma oportunidade de agregar mais conhecimento à sua formação. “Vou levar o conhecimento que adquiri nessa palestra para pequenos e grandes produtores da minha cidade, que é Amarante do Maranhão, e também para minha instituição e para os outros alunos da instituição”, contou ela, animada.
Durante cinco dias, a Expoagra viabilizou palestras, capacitações e orientações para fortalecer as cadeias produtivas de Grajaú e região. Além de promover a articulação com outros setores relevantes da economia municipal, como turismo, comércio e serviços.
O presidente da Associação dos Criadores de Grajaú, Juarez Mundoca, ressaltou tratar-se da primeira edição em que a Expoagra contou com uma programação voltada para o conhecimento. “Nós lançamos o desafio e o Sebrae aceitou. Nossa ideia foi aproveitar a feira para incentivar os negócios rurais a se capacitarem para a nova realidade do mercado e necessidades do consumidor. Além disso, buscamos criar condições para ampliar a capacidade do nosso produtor na comercialização de seus produtos. Para isso, entendemos que a capacitação e o conhecimento são fundamentais. Nós e o Sebrae temos compromisso de preparar essas pessoas”, frisou o presidente.
Conjunto de soluções
Além de palestras, a programação técnica da Expoagra contou com apresentação de casos de sucesso oriundos de ações desenvolvidas pelo Sebrae. No dia Turismo, as experiências das cidades Grajaú e Barra do Corda sublinharam, por exemplo, a vocação do município nessa área e resultados já obtidos com consultorias realizadas pelo Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora.
O Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Barra do Corda, Estevão Medeiros, destacou ações e opções de produtos, como o passeio de barco pelo rio Corda. “Graças à adesão de Barra do Corda ao Cidade Empreendedora, a gente realizou o Inventário da Oferta Turística de Barra do Corda. E através desse Inventário, identificamos atrativos e com ajuda, apoio e orientação técnica do Sebrae, temos transformado esses atrativos em produtos turísticos’, explica.
Por sua vez, a empreendedora Ana Luiza Honaiser Barros, e a professora da UFMA Daniely Gaspar, apresentaram a experiência do Astrocamping um que articula turismo de natureza e conhecimento científico a partir da astronomia. O acampamento acontece na Cachoeira do Morcego, um atrativo que fica a 32 quilômetros do centro urbano de Grajaú.
A empresária relata que a abertura da propriedade para exploração turística começou em 2020 e nasceu a partir de uma consultoria do Sebrae para elaboração do plano de negócios do empreendimento. “O Sebrae está com a gente desde o início. Nós elaboramos o planejamento e aos poucos estamos nos estruturando. Agora é seguir os próximos passos para ampliar o nosso negócio”, conta.
Parcerias
O gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Grajaú, André Veras, ressalta que a programação técnica realizada durante a 44ª Expoagra resultou de uma série de parcerias e de um olhar estratégico para as vocações econômicas da região. “Não seria possível realizar uma programação tão extensa e diversificada sem os nossos parceiros. Pela Expoagra passaram instituições de classe, poder público, bancos, dentre outros. É Sebrae, mostrando mais uma vez, que é um articulador de forças no território, ajudando a criar e consolidar uma dinâmica econômica a partir da valorização de potencialidades e do empreendedor de pequenos negócios”, concluiu o gerente.