ASN MA Atualização
Compartilhe

NEon: conexão entre empreendedores, inovação e oportunidades

Investimentos em startups que geram impacto social também integram programação do evento
Por Samia Lourena
ASN MA Atualização
Compartilhe

Além de ideias de negócios inovadores e trocas de experiências, o Nordeste ON (NEon) trouxe capacitação e oportunidades de investimentos para quem empreende com startups. No segundo dia do evento, diversas palestras acontecem, simultaneamente, na programação, a maioria ministrada por investidores, inclusive internacionais.

O ponto comum para atrair interesse dos investidores para uma startup é que esta ofereça possibilidade de retorno financeiro significativo. Fatores como potencial de crescimento da empresa, solidez do modelo de negócios, equipe de gestão, concorrência e mercado são pontos considerados.

Uma das investidoras presentes ao Neon é Monique Evelle, CEO e investidora na Inventivos Angels, uma rede formada por investidores-anjo que busca negócios plurais no Brasil para investir capital financeiro, social e intelectual. Ela abordou o tema investimento no contexto das startups de impacto, empresas que visam lucro e geração de impacto social ou ambiental positivo.

“Nós, investidores de startups de impacto, valorizamos não apenas o retorno financeiro, mas também a medição do impacto social ou ambiental gerado pela empresa na qual estamos investindo, avaliamos a capacidade da startup de gerar mudanças positivas e sustentáveis ​​e consideramos o alinhamento dos valores e a missão da empresa com seus próprios princípios para decidirmos se vamos investir nelas ou não”, declarou Monique Evelle.

O objetivo do Sebrae em favorecer oportunidades de investimento aos startapeiros foi mostrar a estes que as preferências e opiniões dos investidores podem variar significativamente. Cada investidor pode ter uma estratégia de investimento única, com diferentes níveis de tolerância a riscos, objetivos de retorno e critérios específicos de seleção. Por isso, é sempre recomendável que os empreendedores pesquisem e entendam o perfil e as expectativas de investidores potenciais antes de buscar financiamento.

“Estou completamente fascinado pelo perfil de investidor de startups de impacto social. Além de necessário, é muito bonito ver pessoas investindo em histórias que geram valor. Que bom que eu estive aqui no NEon. Estou muito grato ao Sebrae por tudo que nos oportunizou descobrir aqui”, declarou Ítalo Albuquerque, participante do Nordeste On em São Luís.

Sobre o NEon 

Alinhado com os objetivos do Pacto Global da ONU, do qual o Sebrae é signatário, o NEON, maior evento de inovação do Nordeste, tem sido Sustentável e Carbono Neutro, aliando sustentabilidade com a construção de um planeta verde, mais consciente e melhor de se viver. Participam do desafio as startups Compensei e E+ Reciclagem.

Foram patrocinadores do evento, a Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís, além da E+ Reciclagem. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.

Apoiaram a realização do evento, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.

  • parcerias
  • Sebrae Jaracaty